Topo

Coluna do PVC

Presidente do Cruzeiro confirma Adílson como técnico

PVC

12/12/2019 14h37

No meio de toda a confusão e do afastamento de Zezé Perrella da gestão de futebol do Cruzeiro, o presidente Wágner Pires de Sá confirmou Adílson Batista como treinador. Na última segunda-feira, uma longa reunião entre o técnico e o diretor-executivo, Marcelo Djian, começou a definir o difícil planejamento para 2020. A reformulação deve retirar os maiores salários e privilegiar a descoberta de jovens jogadores. O Cruzeiro sempre fez isso, de Tostão e Dirceu Lopes a Mayke e Lucas Silva, bicampeões brasileiros de 2013 e 2014.

Zezé Perrella deixa o clube afirmando para os mais próximos aliados que não volta.

Mas pode ser diferente.

A partir de agora começará uma longa guerra de bastidores que pode resultar no impeachment do presidente Wágner Pires de Sá e em nova eleição. Dificilmente Zezé Perrella concorrerá à presidência, mas deve apoiar algum candidato. O grupo de apoio a Wágner Pires de Sá pretende se manter no poder e term militância para isso. Mas é necessário lembrar que foi, em grande parte, responsável pela quebradeira do Cruzeiro, junto com a gestão de Gilvan de Pinho Tavares, o antecessor.

A recuperação do Cruzeiro é viável. Mas é preciso ter cuidado, porque a queda de arrecadação de TV, por sair da Série A, exige a descoberta de novas receitas. No passado recente, o programa de sócio-torcedor chegou a oferecer R$ 30 milhões. Pode render mais ainda. No último semestre, estudou-se a possibilidade de um formato profissional de apoio de empresas de cruzeirenses ilustres. Uma hipótese: BH Supermercados. Não como um mecenas, mas com um esquema que permitisse que fornecedores do supermercado fizessem parte de uma estratégia de marketing como parceiros da reconstrução cruzeirense.

Não há nada formatado. Há apenas ideias. Criatividade será fundamental para o Cruzeiro criar novas receitas e sair da mais profunda crise de sua história.

Clubes históricos como River Plate, San Lorenzo, Racing, Corinthians, Palmeiras, Milan e Juventus saíram do fundo do poço para histórias de reconstrução e títulos relevantes pouco tempo depois do abismo. Pode acontecer o mesmo com o Cruzeiro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.