Topo

Coluna do PVC

Atlético contrata o técnico que revelou Soteldo

PVC

02/01/2020 14h31

Soteldo apareceu no Zamora, da Venezuela, e rapidamente transferiu-se para o Huachipato, do Chile.

Mas apareceu mais ainda no Mundial sub-20 de 2017.

Era reserva da seleção venezuelana na reta de chegada, depois de ser suspenso nas oitavas-de-final.

Mas entrou durante os jogos e foi fundamental nas semifinais contra o Uruguai e na decisão, perdida por 1 x 0 para a Inglaterra.

O treinador vice-campeão mundial pela seleção da Venezuela era Rafael Dudamel. Foi quem convocou Soteldo para o torneio que mais o expôs internacionalmente.

O mesmo goleiro do Deportivo Cali, vice-campeão da Libertadores de 1999, e o mesmo treinador que será anunciado pelo Atlético nos próximos dias.

Rafael Dudamel será o técnico do Atlético.

Seu estilo é ofensivo. Contraste com o que se viu em Brasil 0 x 0 Venezuela, na Copa América, quando travou o jogo do time de Tite e tentou levar perigo nos contra-ataques.

Mas basta se lembrar da seleção da Venezuela vice-campeã mundial e dona do melhor ataque da competição para entender que Dudamel quer um time que ouse.

Pode parecer um exagero contratar um técnico venezuelano.

O que não pode é haver preconceitos. Nem contra estrangeiros, nem contra brasileiros.

Dudamel será o quarto estrangeiro confirmado entre os vinte clubes da Série A, do que Itália e Espanha, como bem escreveu Rafael Reis. A questão não é onde o cara nasceu. É o que vai fazer para ter o futebol do Brasil melhor.

Falta ainda o Brasil oferecer condições e estabilidade para que técnicos brasileiros e estrangeiros ofereçam o que podem.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.