Topo

Coluna do PVC

Com Tiago Nunes, Corinthians deixa de ser time com menos trocas de técnicos

PVC

06/01/2020 11h12

A apresentação de Tiago Nunes como novo técnico do Corinthians, nesta segunda-feira (6) acaba com um longo período em que o clube do Parque São Jorge podia se orgulhar de ser o time brasileiro com menos trocas de treinadores. Nesta década, desde 2010, houve doze mudanças de técnico, de Mano Menezes até a saída de Fábio Carille. O número não inclui os interinos, mas sim as passagens de profissionais, mesmo repetidas.

Desde 2010, o Corinthians teve Mano Menezes, Adílson Batista, Tite, outra vez Mano Menezes, de novo Tite, seguido por Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira, Fábio Carille, Osmar Loss, Jair Ventura, de novo Carille e agora Tiago Nunes.

As doze passagens de treinadores pelo Parque São Jorge representam mais do que as onze do Grêmio, desde 2010: Silas, Renato Gaúcho, Julinho Camargo, Celso Roth, Caio Júnior, Vanderlei Luxemburgo, Renato Gaúcho, Enderson Moreira, Felipão, Roger Machado e Renato Gaúcho em sua terceira passagem.

Dos treze clubes mais tradicionais do país, o Athletico Paranaense foi quem mais teve mudanças de treinador nos últimos dez anos: 24. Abaixo, o número de trocas entre 2010 e o primeiro mês de 2020:

GRÊMIO – 11

CORINTHIANS – 12

PALMEIRAS – 13

SANTOS – 13

ATLÉTICO MINEIRO – 14

CRUZEIRO – 14

BOTAFOGO – 15

FLUMINENSE – 18

INTERNACIONAL – 18

SÃO PAULO – 19

VASCO – 20

FLAMENGO – 21

ATHLETICO PARANAENSE – 24

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.