Topo

Coluna do PVC

São Caetano nega ter tentado travar Campeonato Paulista

PVC

07/01/2020 18h36

O São Caetano entrou em contato com este blog dezoito dias depois da publicação de notícia em que se afirmava que o clube tentou travar o Campeonato Paulista. Sua versão é a de que não foi o clube, mas um torcedor, quem entrou com ação contestando a decisão da Federação Paulista de promover o acesso do Água Santa, para substituir o Red Bull, depois da compra do Bragantino pela empresa de bebidas energéticas.

A rigor, a nota publicada por este blog em 19 de dezembro já dizia, em seu segundo parágrafo, que a ação era movida por torcedores.

Mas o São Caetano incomodou-se com o título da notícia, que usava o nome do clube, e não do torcedor.

Abaixo, a íntegra da nota do São Caetano, que se publica por decisão do autor do blog:

"Em resposta à matéria "São Caetano tentou travar o Paulistão na Justiça para evitar rebaixamento" (19/12), a Associação Desportiva São Caetano, por meio da presente nota, nega de forma veemente qualquer envolvimento do clube com a Ação Judicial de n.º  1127371-57.2019.8.26.0100  promovida exclusivamente pelo seu torcedor,  Sr. Walter Estevam Júnior, que visa a paralisação do Campeonato Paulista de Futebol – Série A1 do ano de 2020.

Cumpre ressaltar que em uma breve análise da petição inicial da referida demanda judicial são notórios os motivos estritamente interligados à paixão do torcedor, sendo, no mínimo, impróprio envolver a Associação Desportiva São Caetano por meio de uma mera especulação, ao passo que não existem provas e tampouco indícios que o clube utilizou o torcedor propositor para beneficiar-se, conduta inclusive refutada pela Instituição.
O autor da demanda judicial, gozando de sua autonomia e de seu direito de ação assegurado pela Constituição Federal, recorreu ao Poder Judiciário vislumbrando a reparação de um direito individual que entendeu lesado, não tendo legitimidade a Associação Desportiva São Caetano para minar as investidas processuais que a envolvem como terceiro de boa-fé.
Por fim, salienta-se que a paralisação de competições esportivas por meio de medidas judiciais não está e nunca esteve no rol de prioridades da Associação Desportiva São Caetano, a qual concentra os seus esforços no início do ano de 2020 para a disputa do Campeonato Paulista de Futebol – Série A2, bem como na reestruturação do clube, a modo que o permita retornar às elites em nível estadual e nacional, ressurgindo como o clube emergente que encantou o país com a conquista do Campeonato Paulista de Futebol – Série A1 no ano de 2004, com os dois vice campeonatos do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A nos anos de 2000 e 2001, tal qual com o vice campeonato da Copa Libertadores da América, no ano de 2002."

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.