Topo

Coluna do PVC

Na Premier League, briga agora é entre os recordistas de pontos e de ataque

PVC

12/01/2020 15h15

Com a derrota do Leicester para o Southampton, bastava ao Manchester City ganhar do Aston Villa, em Birmingham, para assumir a segunda colocação. No sábado, o Liverpool venceu o Tottenham por 1 x 0, de novo com gol decisivo de Firmino. Das onze vitórias por um gol de diferença do Liverpool na temporada, cinco delas foram vencidas com gol decisivo do brasileiro. Contra Southampton, Chelsea, Crystal Palace, Tottenham e Flamengo.

O Liverpool chegou ao absurdo de 97% dos pontos conquistados, vinte vitórias e um único empate, contra o Manchester United. É recorde absoluto de pontuação.

O vice-líder, ainda sonhando com o troféu, o Manchester City tem o recorde de gols. Em 28 minutos, já vencia o Villa por 3 x 0, com dois de Mahrez e um de Aguero. O segundo tempo foi mais cruel, com mais dois de Aguero, autor de três dos seis da goleada. São 62 gols marcados pela máquina ofensiva de Pep Guardiola depois dos 6 x 1 sobre o time de Birmingham.

Na temporada passada, o City já havia quebrado o recorde do Chelsea de 2010. Marcou 106 gols em 38 partidas, três a mais do que o Chelsea de Ancelotti, campeão dez anos atrás.

Neste ano, se a média prevalecer, o City fará 107 gols e será outra vez recordista.

Se o Liverpool mantiver sua média de pontos, chegará a 110 pontos. Nunca se alcançou tamanha pontuação em nenhuma das grandes ligas do planeta.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.