Topo

Coluna do PVC

Real Madrid ganha a Supercopa

PVC

12/01/2020 17h48

A primeira Supercopa disputada numa final por dois times, sem que nenhum deles tivesse vencido nem o campeonato nem a Copa do Rey. A mais de 4 mil quilômetros de Madri, num dérbi entre Real e Atlético, na Arábia Saudita, sob críticas de jogar por dinheiro num país sem respeito aos Direitos Humanos. Tudo isso terminou com um 0 x 0, jogo com emoções e sem gols, até que vieram os pênaltis.

Courtois, que começou a temporada sob críticas, terminou a Supercopa como herói, porque defendeu um dos pênaltis, cobrado por Thomas, e viu outro bater na trave, cobrado por Saúl. Para variar, o herói do último gol foi Sergio Ramos. Já foi no minuto 93, em Lisboa, na final da Champions League.

Desta vez, no último pênalti.

A Supercopa nova vai continuar, apesar das críticas. O Real Madrid se fortalecerá depois da conquista. É um time camaleão, vice-líder de seu grupo na Champions, já levou 7 x 3 na pré-temporada contra o Atlético e se recupera com mudanças táticas a cada transição de temporada.

O modelo da Supercopa pode ser diferente com o retorno de Benzema e com o adversário mais forte, o Mancheter City nas oitavas-de-final da Champions. Zidane escalou contra o Atlético num 4-1-4-1: Courtois, Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Mendy; Casemiro; Valverde, Modric, Kroos e Isco; Jovic.

Mas Rodrygo segue mudando a cara da equipe quando entra. O Real será candidato à 14a Champions de sua história. Mesmo mudando de estilo a cada adversário, como Zidane deseja.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.