Topo

Coluna do PVC

Feliz aniversário! Há 60 anos, a reunião que criou a Champions League

PVC

02/04/2015 12h34

Os franceses ficaram estupefatos com as manchetes dos jornais ingleses de 14 de dezembro de 1954. Na véspera, o Wolverhampton havia vencido o Honved da Hungria por 3 x 2. Campeão inglês do ano anterior, o Wolves desafiou o campeão húngaro que incluía Ferenc Puskas e venceu. Como a Inglaterra tinha trauma da Hungria desde a derrota por 6 x 3, em Wembley 1953, a vibração foi tão grande a ponto de os jornais declararem o Wolverhampton o novo campeão mundial de clubes.

A França leu e não acreditou. O editor do jornal L'Equipe, Gabriel Hanot, desafiou na capa do diário francês do dia seguinte: "Wolves não é o campeão do mundo e o L'Equipe vai criar a Copa da Europa para mostrar isso!" A mancheste não era esta, textual, mas o tema, sim.

Hanot passou a trabalhar pela criação da Copa dos Campeões da Europa. O nome que desejava era Copa da Europa de Clubes. A Uefa aceitou o desafio e Gabriel Hanot reuniu os dirigentes dos 16 clubes campeões nacionais mais importantes do continente em Paris.

Era 2 de abril de 1955.

Faz 60 anos da reunião em que estavam presentes o Servette da Suíça, o Real Madrid da Espanha, o Sporting de Portugal, o Partizan da Iugoslávia, Rapid Viena da Áustria, PSV da Holanda, Milan da Itália, Saarbrucken de Sarre, Rot Weiss da Alemanha, Hibernian da Escócia, Djurgardens da Suécia, Chelsea da Inglaterra, Voros da Hungria, Anderlecht da Bélgica, AGF da Dinamarca e Stade Reims da França.

Surpresa! O Chelsea foi proibido pela Federação Inglesa de participar da competição. Foi substituído pelo Gwardia Varsóvia da Polônia.

No ano seguinte, a Federação Inglesa decidiu novamente proibir a participação do Manchester United. Os diabos vermelhos rejeitaram a proibição e disputaram o torneio.

A reunião para criação do torneio durou dois dias, 2 e 3 de abril de 1955 em Paris. A festa do futebol já dura 60 anos.

championsleaguetrophy

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.