Topo

Coluna do PVC

Clássico mineiro deveria ser sábado ou adiado. Por falar em bom senso...

PVC

14/04/2015 08h56

Olhe atentamente às datas reservadas para as oitavas-de-final da Copa Libertadores. A Confederação Sul-Americana reservou os dias 29 de abril, 6 e 13 de maio. As quartas-de-final só começam dia 20 do mês que vem. O olhar para o calendário é só para mostrar como há chance de agradar gregos e troianos, digo, cruzeirenses e atleticanos, e produzir um adiamento necessário pelo encavalamento de datas entre Libertadores e Campeonato Estadual.

Se você não prestou atenção, preste. Semana passada, o Atlético jogou na quinta contra o Atlas, o Cruzeiro na terça contra o Mineros da Venezuela. Era difícil tomar a decisão de fazer o clássico das semifinais do Campeonato Mineiro no sábado, porque o Atlético entraria em campo 48 horas depois da partida decisiva da Libertadores. Mas a situação seria idêntica para o Cruzeiro, que joga hoje na Argentina contra o Huracán, 48 horas depois do empate por 1 x 1 contra seu maior rival.

Mas esta passou, não há mais o que fazer. Então, o Cruzeiro pede para a Federação Mineira para jogar o clássico do Mineirão no sábado. A Federação diz não. Se é verdade que o Atlético terá o desgaste da viagem do México — joga nesta quarta contra o Atlas — mas serão três dias entre a noite em Guadalajara e o sábado no campeonato local. Se até a TV já aceitou a antecipação, por que não.

Então, o clássico deveria ser sábado.

Ou adiado.

Preste atenção de novo ao calendário e veja se não é possível. Cruzeiro e Atlético folgariam neste final de semana, para representarem o Brasil na Libertadores no meio de semana que vem. Fariam a semifinal no outro domingo, dia 26. O classificado faria o primeiro jogo das finais contra Tombense ou Caldense na quarta-feira seguinte, dia 29.

Sim, há Libertadores reservada para essa data. Mas as oitavas têm também reservadas as datas de 6 e 13 de maio.

Eureca! O presidente da Federação Mineira bem poderia bater na porta da Confederação Sul-Americana e propor que os mineiros joguem as duas partidas das oitavas nas datas citadas acima.

Já caiu em desgraça — com razão — a frase "tal time é o Brasil na Libertadores!" Nenhum atleticano vai torcer pelo Cruzeiro e vice-versa.

Mas para a Federação Mineira e para a CBF essa lógica deveria valer.

Assim como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid jogam no sábado pelo campeonato nacional para estarem aptos a representar o país no meio de semana na Champions League.

Ah… o bom senso.

Por falar nele, leia o brilhante texto de Flávio Gomes sobre a saída do amigo Claudio Carsughi da rádio Jovem Pan.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.