Topo

Coluna do PVC

Depois de quatro anos, Palmeiras está na zona Libertadores. E vai brigar

PVC

26/07/2015 20h47

Ao final da primeira rodada do Brasileirão de 2014, o Palmeiras estava em quarto lugar. Mas primeira rodada é sempre um recorte difícil de levar em conta. Houve também a sexta rodada do ano passado, empatado contra o Internacional, depois de vencer o Figueirense, em Araraquara.

Mas o Palmeiras não ocupava uma posição real na zona dos classificados à Libertadores desde 30 de julho de 2011, quando venceu o Atlético Mineiro por 3 x 2 e ocupou a quarta colocação.

Era a 13a rodada do Brasileirão daquele ano.

Marcelo Oliveira mudou a cara do Palmeiras de maneira muito mais rápida do que seria imaginável. Mudou porque deixou o time muito mais rápido na transição da defesa para o ataque. E porque revigorou o ânimo de alguns jogadores.

Por exemplo: Leandro Pereira.

É o artilheiro do período Marcelo Oliveira. Nos nove jogos, sete vitórias, um empate, uma derrota com o novo treinador, Leandro Pereira marcou seis gols.

No ano inteiro, antes da chegada do novo técnico, tinha marcado três.

O Palmeiras está na zona Libertadores e dá sinais de que vai brigar pelo título, o que não acontece desde 2009.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.