Topo

Coluna do PVC

Não será! Com Libertadores e rebaixamento, Renato Gaúcho pode voltar ao Flu

PVC

17/09/2015 17h35

ATENÇÃO

MOMENTOS DEPOIS DA PUBLICAÇÃO DESTA NOTA QUE LEVAVA O NOME DE RENATO GAÚCHO COMO FAVORITO, FOI CONFIRMADO QUE ELE NÃO SERÁ O TREINADOR.

A CONTRATAÇÃO PODE SER REALIZADA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA. E PODE SER UMA SURPRESA.

 

O Fluminense não confirma, mas Renato Gaúcho é o favorito e pode assumir o cargo de técnico do clube nesta sexta-feira. O assistente-técnico Marcão dirigiu o treino da quinta, mas dificilmente será o treinador na beira do campo contra a Ponte Preta, em Campinas, no domingo. Durante todo o dia, a direção tricolor reuniu-se com o homem que pretende assumir ainda antes da 27a rodada. O nome da vez é Renato Gaúcho.

Se for confirmado, Renato retomará uma trajetória que começou com uma frase emblemática, em 1996. Disse que sairia pelado se o Flu fosse rebaixado. Foi. Em 2007, campeão da Copa do Brasil pelo Fluminense, também classificou o time para a Libertadores de 2008 e, na campanha, levou o clube ao vice-campeonato continental.

A direção está convencida de que necessita de um perfil motivador. Por absurda que pareça a hipótese do rebaixamento, o planejamento é para a salvação, não para a montagem da equipe do ano que vem. O diagnóstico inclui problemas no elenco por causa da influência do atacante Fred, que incomoda outros jogadores. Os últimos dois treinadores, Ricardo Drubscky e Enderson Moreira, tinham boa relação com o atacante. Enderson Moreira não se incomodou com o comportamento de Fred à beira do campo, contra o Coritiba, como se fosse assistente técnico.

Renato Gaúcho teve faíscas de relacionamento com Fred em sua última passagem. Mas teve bom diálogo com ele em outros momentos. Isso pode facilitar a que as coisas se acertem entre as diversas correntes do elenco. A direção também tem como diagnóstico que Ronaldinho Gaúcho não pode ser um problema. Precisa ajudar na solução.

Na 26a rodada do Brasileirão, o Fluminense tem 34 pontos e está em 11o lugar. Exatamente a mesma situação de 2013, ano em que foi rebaixado com 46 pontos. A diferença é que naquele ano a distância para o primeiro dos rebaixados era de cinco pontos. Hoje é de sete.

É consenso entre as comissões técnicas de que este campeonato está diferente. A pontuação que rebaixou em 2013 manterá o clube acima do 15o lugar.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.