Topo

Coluna do PVC

São Paulo tenta o que Edgardo Bauza não conseguiu como visitante

PVC

02/02/2016 08h15

O São Paulo tenta estrear com vitória fora de casa, contra o Cesar Vallejo, em Trujilo, no Peru. Na campanha da Libertadores do ano passado, os jogos como visitante foram o calcanhar de aquiles do Tricolor. A eliminação aconteceu no Mineirão, contra o Cruzeiro, depois de vitória no Morumbi. Na fase de grupos, derrotas em Itaquera para o Corinthians e em Buenos Aires contra o San Lorenzo. O único triunfo aconteceu em Montevidéu contra o Danúbio, lanterna do grupo.

Na campanha de 2013, o São Paulo não ganhou nenhuma vez fora de casa e uma derrota em La Paz quase custou a eliminação na fase de grupos.

O antídoto para as campanhas irregulares na Libertadores é a contratação de Edgardo Bauza. Campeão duas vezes pela LDU e San Lorenzo, Bauza dirigiu seus times como visitante catorze vezes nas duas campanhas vitoriosas e só ganhou um jogo, contra o Arsenal de Sarandí, em 2008.

Pela LDU, foram sete jogos fora de casa, com uma vitória, dois empates e quatro derrotas.

Pelo San Lorenzo, em 2014, três empates e quatro derrotas.

Edgardo Bauza não dá importância para essa estatística: "A Libertadores é uma competição muito difícil e tão peculiar que muitas vezes pode-se vencê-la sem ganhar jogos fora de casa."

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.