Topo

Coluna do PVC

Diferença do Real Madrid para o Barcelona pode ser a maior em 30 anos

PVC

27/02/2016 17h05

Quando Rafa Benítez foi demitido do Real Madrid, no dia 4 de janeiro, a distância do clube merengue para o líder do Campeonato Espanhol era de quatro pontos. O Atlético de Madrid estava no topo da tabela, o Barcelona tinha um jogo a menos, por causa da participação no Mundial de Clubes.

Nove partidas depois, com Zinedine Zidane no comando, seis vitórias, dois empates e uma derrota para o Atlético no clássico deste sábado, o Real Madrid pode fechar a rodada doze pontos atrás do primeiro colocado. Isso acontecerá se o Barcelona vencer o Sevilla no Camp Nou, neste domingo.

Com ainda 12 jogos pela frente após o duelo contra o Sevilla, o Barcelona, se aumentar ainda mais essa diferença, pode ultrapassar a maior distância vista nos últimos 30 anos.

Na temporada 1984/85, o time catalão acabou com uma seca de onze anos sem a taça, dirigido pelo inglês Terry Venables. Terminou com 53 pontos e o Real ficou em quinto lugar, com 36. Foram 17 pontos de diferença, em uma época em que a vitória contava apenas dois pontos e as equipes faziam quatro jogos a menos do que na temporada atual.

Nem com Johan Cruyff, nem com Frank Rijkaard, nem com Josep Guardiola a distância foi tão grande. Em 1991, primeiro título do Dream Team de Cruyff, o Real Madrid terminou a campanha onze pontos atrás do rival. Quem chegou mais perto foi o time comandado por Tito Vilanova em 2012/13, que fechou a campanha com 100 pontos contra 85 do rival.

O técnico Zinedine Zidane decretou que não há mais chance de ganhar o Campeonato Espanhol neste ano, em entrevista concedida depois da derrota para o Atlético. Se isso se confirmar, o Real terá apenas um título nos últimos oito campeonatos, o pior desempenho desde a chegada de Alfredo Di Stéfano ao clube, em 1953.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.