Topo

Coluna do PVC

Libertadores só perde em público da Champions, Premier League e Bundesliga

PVC

09/03/2016 10h43

A Libertadores tem 31.644 espectadores por partida, nas duas primeiras rodadas completas de seus grupos. Isso significa a melhor média de público dos torneios disputados por clubes brasileiros (a Primeira Liga está em segundo lugar com 11.600), mas também a quarta melhor presença de espectadores dos torneios de futebol do planeta.

Abaixo apenas da Champions League, que nesta edição alcança 37.800 por partida, da Premier League, com 36.600 por jogo e da Bundesliga, recordista no planeta com 42 mil torcedores por partida.

A Champions League deve crescer nas fases finais. Ano passado terminou com 41 mil presentes por jogo. O Campeonato Espanhol, terceiro torneio nacional da Europa em público, em média 27 mil torcedores comparecem aos estádios.

A boa média da Libertadores é reforçada pela boa presença de torcedores do River Plate, recordista de público na América do Sul com média de 45 mil por jogo. No Monumental de Nuñez, a presença maciça é garantida pelos sócios, que costumam esgotar os ingressos.

É o que tem acontecido também com Palmeiras e Corinthians na atual temporada.  Semana passada, havia 36.100 no Allinaz Parque, 38.818 em Itaquera. Para Palmeiras x Nacional, segundo jogo alviverde em casa, foram vendidos antecipadamente 33 mil ingressos. No último encontro contra o Nacional, pelas quartas-de-final de 2009, jogo decisivo e de mata-mata, havia 24 mil pessoas no Parque Antártica.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.