Há cinco anos, São Bernardo e Corinthians faziam festa para Lula
O estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, é o antigo campo da ELNI, indústria fundada em 1947 no ABC paulista. Lá, em 1974, antes das greves dos metalúricos, Pelé entrou em campo num jogo contra o Palestra, time da cidade. Foi uma festa. No final dos anos 70, trabalhadores em greve faziam seus comícios lá, com helicópteros passando por cima de suas cabeças. A Vila Euclides, bairro onde fica o Primeiro de Maio, e nome extra-oficial do estádio, ficou conhecida nacionalmente nessa época.
Uma das imagens mais marcantes daquela época é de um grupo de trabalhadores desenhando com seus corpos a palavra Democracia, no Paço Municipal de São Bernardo. A palavra só chegou até o R, antes de a polícia chegar distribuindo borrachadas.
Por fazer parte desta história, o ex-presidente Lula recém saído de seu segundo mandato e passado a faixa presidencial para Dilma Roussef, saiu de sua residência na avenida Prestes Maia e foi até o estádio da Vila Euclides assistir a São Bernardo x Corinthians. Era o primeiro ano do São Bernardo na Série A-1 do Paulistão e a ocasião parecia reunir três fatos marcantes. Lula voltava à Vila Euclides para assistir ao sucesso do clube da cidade onde mora e cresceu politicamente contra o time do seu coração.
São Bernardo e Corinthians empataram por 2 x 2. Júnior Xuxa fez 1 x 0 para os donos da casa aos 16 minutos, Danilo empatou aos 40 do primeiro tempo, Kauê fez 2 x 1 para o São Bernardo, Ramírez empatou aos 34 minutos do segundo tempo. Foi a primeira e única vez que São Bernardo e Corinthians jogaram na Vila Euclides.
Quatro anos depois, não vai haver festa. Lula deve estar na mesma residência, no bairro de Nova Petrópolis, na avenida Prestes Maia. Não vai sair de casa nem para ver o São Bernardo nem para torcer para o Corinthians nem para voltar ao palco dos discursos dos anos 70.
O tempo passa e a gente nunca sabe como serão os dias seguintes.
A festa para Lula em São Bernardo 2 x 2 Corinthians aconteceu no dia 30 de janeiro de 2011.
Três dias depois, o Corinthians perdeu para o Tolima em Ibagué, e foi eliminado da Libertadores. Cinco anos depois…
Abaixo, as fotos de Lula, meio São Bernardo meio Corinthians, em 2011. E nos anos 70, comandando discursos na Vila Euclides.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.