Topo

Coluna do PVC

Melhor jogador da Liga, Suárez define título do Barcelona

PVC

14/05/2016 13h01

Luis Suárez fez os tres gols que escancararam o bicampeonato espanhol para o Barcelona. Depois de vinte minutos de tensão, dificuldade para entrar na defesa do Granada postada com uma linha de quatro defensores e outra com cinco meio-campistas, o Barça abriu o cadeado com jogada trabalhada durante toda a temporada. Ultrapassagem de Alba por Neymar e cruzamento perfeito para o matador uruguaio anotar.

Depois de aberto o marcador, ficou mais simples, mas foi de novo Luis Suárez quem definiu, após jogada brilhante de Daniel Alves, que salvou lançamento longo de Mascherano e deixou o uruguaio na cara do gol. Ainda faria o terceiro, recebendo passe de Neymar (o 12o no campeonato).

Luis Suárez foi o melhor jogador do Campeonato Espanhol. Artilheiro do campeonato espanhol, quebrou a hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo, que dividiram o troféu Pichichi em todas as edições desde 2009, ano em Cristsiano trocou o Manchester United pelo Real Madrid.

Desde aquela temporada, também só Messi e Cristiano ganharam a Chuteira de Ouro da Europa, exceto quando Luis Suárez rompeu a supremacia. Em 2014, quando era jogador do Liverpool, e nesta temporada, pelo Barça.

Luis Suárez também termina a liga espanhola como líder de passes para gols, com 16, empatado com Messi. Na soma de todas as competições, foram 59 gols e 28 assistências. Quarenta gols no Campeonato Espanhol.

O Barcelona foi campeão merecidamente, apesar de perder a diferença de 12 pontos que tinha em março. Terminou um ponto à frente do Real Madrid. Merecido, porque liderou 28 das 38 rodadas do campeonato. A conquista de sua 24a liga mostra como o futebol espanhol mudou. Antes do primeiro título de Cruyff, em 1991, o Real Madrid tinha 25 troféus da liga e o Barcelona possuía dez. Hoje, a conta está 32 x 24. Nos últimos 25 anos, o Barça conquistou o dobro do seu grande rival.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.