Topo

Coluna do PVC

Pelé tem mais títulos do que Messi e Daniel Alves

PVC

24/05/2016 11h48

Daniel Alves gravou um vídeo divertidíssimo falando sobre ter mais títulos do que Pelé. Foi espirituoso e levou em conta uma lista de troféus que circula na internet e nos principais veículos da imprensa europeia. Não há nenhuma crítica a fazer para Daniel Alves, que comemora uma carreira absolutamente vitoriosa.

A única ponderação é sobre o número correto de taças de Pelé. As que valeram muito pelos critérios usados nos anos 60, quando o Rei jogava. As que não aparecem na contabilização dos jornais europeus, porque não se leva em conta a importância de cada competição na época em que foi realizada.

O alerta sobre o número de taças de Pelé foi feito na segunda-feira à noite pelo jornalista Fábio Sormani, do Fox Sports. Sormani tem razão: Pelé tem pelo menos 37 troféus na carreira. A saber: 3 Copas do Mundo, 2 Mundiais de Clubes, 2 Libertadores, 4 Rio-São Paulo, 5 Taças Brasil, 1 Recopa Sul-Americana, 1 Recopa Mundial, 1 Liga dos Estados Unidos, 2 Copas Roca, 1 Taça do Atlântico, 3 Copas Oswaldo Cruz, 1 Taça Bernardo O'Higgins.

Verdade que as Copas Roca, Taças do Atlântico, Copas Oswaldo Cruz e Bernardo O'Higgins eram torneios de dois jogos disputados respectivamente contra Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Mas são contabilizadas por cada uma das federações nacionais e tinham relevância no cenário da época. Não estão contabilizados torneios amistosos conquistados em excursões à Europa. O Santos conquistou o Troféu Teresa Herrera em 1959. Não pode valer.

Ou a lista de Messi, Daniel Alves e Iniesta aumentaria ainda mais com os Troféus Joan Gamper conquistados nas aberturas de temporada na Espanha.

Há conflitos estatísticos no futebol brasileiro que produzem a confusão europeia. O Brasil não consegue definir se o Campeonato Brasileiro nasceu em 1959 ou em 1971, mesmo depois da unificação oficializada pela CBF. Os europeus têm imensa dificuldade para entender a importância dos campeonatos estaduais.

Isso já produziu outras contradições sobre os números de Pelé. Em 2012, Messi ultrapassou o recorde de gols de Gerd Muller em uma só temporada. Marcou 91 entre janeiro e dezembro, contra 85 de Gerd Muller, feitos pelo Bayern em 1972. O feito foi tratado como recorde mundial.

Pelé marcou 123 em 1959. Contam-se neste caso jogos de excursões, mas o número é confirmado por uma lista com todas as partidas, inclusive aquelas em que Pelé não marcou.

O primeiro passo para evitar que feitos realizados no Brasil sejam esquecidos na Europa é unificar as nossas próprias estatísticas. Mas é justo dizer que Pelé ainda é o Rei.

Abaixo, a lista europeia com os jogadores e o número de títulos de cada um. Na relação, Pelé aparece com 29 taças.

1. Ryan Giggs (Manchester United, aposentado): 36 títulos

2. Vítor Baía (Porto e Barcelona, aposentado): 35 títulos

3. Daniel Alves (Sevilla, Barcelona e seleção brasileira, 33 anos): 32 títulos

4. Gary Neville (Manchester United, aposentado): 31 títulos

5. Andrés Iniesta (Barcelona e seleção espanhola, 32 anos): 31 títulos

6. Xavi (Barcelona seleção espanhola, 36 anos): 30 títulos.

7. Lionel Messi (Barcelona e seleção argentina, 28 anos): 30 títulos

8. Pelé (Santos, Cosmos e seleção brasileira, aposentado): 29 títulos

9. Kenny Dalglish (Celtic e Liverpool, aposentado): 29 títulos

10. Zlatan Ibrahimovic (Ajax, Inter, Barcelona, Milan e PSG, 34 anos): 29 títulos

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.