Topo

Coluna do PVC

Champions pode ter primeiro técnico campeão nascido no país que a inventou

PVC

27/05/2016 21h18

Diego Simeone não venceu a Liga dos Campeões como jogador. Zinedine Zidane, sim. Ganhou em 2002, ano em que fez o gol da taça num voleio impressionante de pé esquerdo, contra o Bayer Leverkusen.

Técnicos argentinos já ganharam a Champions, desde os tempos da Copa dos Campeões. Luis Carniglia venceu duas vezes pelo Real Madrid, Helenio Herrera duas vezes pela Internazionale. Simeone pode ser o terceiro.

Inventores da Copa dos Campeões da Europa, os franceses só têm um vencedor: Olympique de Marselha em 1993. Mas o treinador daquela equipe era o belga Raymond Goethals.

Também não houve treinadores franceses vencedores por qualquer outra equipe. Zidane pode ser o primeiro.

Zidane também pode ser o sétimo homem campeão como jogador e treinador. Até hoje, Miguel Muñoz, Giovanni Trapattoni, Johan Cruyff, Carlo Ancelotti, Frank Rijkaard e Josep Guardiola tiveram o privilégio.

Entre os treinadores campeões, houve sete italianos, seis espanhois, seis ingleses, cinco holandeses, quatro alemães, dois romenos, dois argentinos, dois portugueses, um húngaro, um austríaco, um escocês e um belga.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.