Topo

Coluna do PVC

Palmeiras perto do título do primeiro turno. Brasileirão teve mais...

PVC

07/08/2016 17h57

Barrios comemora o primeiro gol do Palmeiras sobre o Vitória (Robson Ventura/Folhapress)

Barrios comemora o primeiro gol do Palmeiras sobre o Vitória (Robson Ventura/Folhapress)

O Palmeiras é quase campeão do primeiro turno, depois de vencer o Vitória por 2 x 1 no Allianz Parque, com boa atuação de Dudu, autor da sétima assistência, líder neste critério no Brasileirão. Mas não jogou de maneira convincente como em outras atuações do Brasileirão. Além da possível conquista do turno, o resultado serve para tirar a percepção de que a equipe não se dá bem sem Gabriel Jesus e Fernando Prass. O goleiro cortado da seleção olímpica esteve no Allianz Parque e assistiu a Jaílson fazer duas grandes defesas, uma no início, outra no final do jogo.

O Corinthians só tirará o título do turno do Palmeiras se vencer o Cruzeiro por três gols de diferença. O Santos perdeu a chance de ganhar o turno depois da expulsão de Vanderlei. Correta. Mesmo que Dorival Júnior aponte para Cássio, que não foi expulso em jogada semelhante contra o Figueirense, o árbitro Pablo dos Santos Alves está certo. Quem estava errado era Marielson Alves da Silva, na partida de Itaquera.

O São Paulo venceu fora de casa apenas pela terceira vez neste ano. Sob o comando de Edgardo Bauza, foram 23 partidas como visitante e apenas dois triunfos. André Jardine mudou o jeito do time jogar. Mais agressivo na marcação no ataque, num 4-1-4-1, com Hudson postado como primeiro volante, Thiago Mendes e João Schmidt como meias.

Que atuação de Scarpa contra o Internacional! O primeiro gol foi espetacular e o segundo num chute que só quem sabe fazer é capaz de colocar no fundo da rede. O Fluminense foi melhor do que o Internacional no Beira-Rio. Segue a crise colorada.

O Coritiba atropelou a Ponte Preta, outra vez com boa atuação de Kléber na estreia de Paulo César Carpegiani. Saiu do rebaixamento e jogou o Figueirense para a zona de descenso.

Na segunda-feira, o Corinthians pode tirar o doce da boca do Palmeiras. Ou o Cruzeiro pode ajudar o Atlético a ser vice-líder, um ponto abaixo  do time de Cuca.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.