Topo

Coluna do PVC

O ataque é a melhor defesa

PVC

22/02/2017 01h46

O  velho lema do futebol dos anos 1940 é mentira deslavada nos tempos modernos. O melhor jeito de ter um time forte é montá-lo a partir da defesa. Isso não significa que não se terá um excelente ataque e equilíbrio. Apenas que a segurança atrás ajuda a ter confiança na frente.

O São Paulo desmente isso. Atacar alimenta a confiança na carreira de Rogério Ceni, porque ele fala sobre sua preferência por jogar em busca do gol — é ótimo — e porque a torcida se alimenta pelos quinze gols da campanha do Paulista.

A segunda pior defesa do campeonato, a pior entre os grandes, é também o melhor ataque. Pratto já tem três dos 15 gols marcados no estadual. Há outros sinais positivios.

A atuação de Luiz Araújo foi excelente contra o São Bento. Júnior Tavares voa quando sobe ao ataque, uma descoberta para quem iniciou a temporada com Buffarini improvisado na lateral esquerda.

O São Paulo joga bem, mas não tem ainda segurança defensiva. Bruno falhou no segundo gol do São Bento e todo o sistema errou no primeiro, cobrança de escanteio em que ninguém subiu para cortar.

Mas o São Paulo dá vários sinais de que vai se fortalecer.

A melhor defesa para Rogério Ceni é seu ataque.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.