Topo

Coluna do PVC

Fla-Flu na final da Taça Guanabara

PVC

25/02/2017 20h18

Flamengo e Fluminense dividiram as duas primeiras posições da Taça Guanabara por nove vezes. Sete delas com o Flamengo campeão, duas com o Fluminense.

De 1966, quando o Flu venceu por 3 x 1, com um gol de Amoroso e dois de Mário. A última fez foi em 2014, quando o Flamengo ganhou a Taça Guanabara, mas sem final direta contra o Flu. A última decisão com Fla-Flu foi em 2004. Triunfo do Flamengo por 3 x 2, gols de Fabiano Eller, Jean e do lateral-esquerdo Roger Guerreiro, de cabeça. Abel Braga era o técnico rubro-negro (veja a ficha técnica abaixo).

Hoje, Abel Braga está no Fluminense e pode repetir, como técnico, o que conseguiu como  zagueiro do Vasco, quarenta anos atrás. O Vasco ganhou o segundo turno sem sofrer gol, com uma defesa apelidada de Barreira do Inferno — Mazarópi, Orlando, Abel, Geraldo e Marco Antônio.

Em campo, o Fluminense fez seu pior jogo na Taça Guanabara. Correu risco no segundo tempo. Júlio César chutou bola na trave e o Madureira poderia ter até se classificado.

O Flamengo fez seu melhor clássico contra o Vasco nos últimos dois anos. Pressionou, teve 52% de posse de bola e sete finalizações ao alvo, contra duas do Vasco. Variou o jogo pelos dois lados, até o pênalti cometido por Luan e convertido por Diego.

Os rubro-negros tiveram chance de fazer o segundo gol.

A diferença deste ano em relação aos nove clássicos anteriores é que o Flamengo tem mais estrutura de equipe.

Por isso, o Flamengo chega como aparente favorito na final contra o Fluminense. Mas vai ter de fazer gol.

A ÚLTIMA FINAL DA TAÇA GUANABARA COM FLA-FLU

21/fevereiro/2004

FLUMINENSE 2 x 3 FLAMENGOLocal: Maracanã (Rio de Janeiro); Juiz: Luís Antônio da Silva Santos (RJ); Renda: R$ 703.843; Público: 65.495; Gols: Fabiano Eller 34 do 1o; Antônio Carlos 20, Jean 21, Henrique (contra) 25, Roger 30 do 2o; Cartão amarelo: Rodolfo, Marcão, Roger, Rafael, Henrique, Zinho, Felipe

FLUMINENSE: Kléber, Leonardo, Antônio Carlos, Rodolfo e Júnior César; Marcão, Marciel (Alessandro, intervalo), Ramon (André Luís, intervalo) e Roger (Alan 24 do 2o); Edmundo e Romário. Técnico: Valdyr Espinosa

FLAMENGO: Júlio César, Rafael, Henrique, Fabiano Eller e Roger; Róbson, Íbson (Ânderson Luís 33 do 2o), Zinho e Felipe; Jean (Rafael Gaúcho 31 do 2o) e Diogo (Andrezinho 40 do 2o). Técnico: Abel Braga

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.