Topo

Coluna do PVC

O craque do futebol alemão

PVC

05/03/2017 00h17

A disputa dos artilheiros da Bundesliga impressiona. Aubameyang marcou duas vezes contra o Bayer Leverkusen, chegou a 21 no Campeonato Alemão e disputa a Chuteira de Ouro da Europa com Lionel Messi, 22 marcados na Liga Espanhola. Lewandowski tem 19 gols anotados. Mas se você observar o futebol jogado, pé em pé, o craque da Bundesliga no segundo turno é outro: Thiago Alcântara.

Incrível o que ele fez contra o Colônia, neste sábado. Melhor em campo disparado, na vitória por 3 x 0 do Bayern, líder da Bundesliga.

Mas não só neste sábado. Contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões, foi absolutamente perfeito.

Thiago Alcântara lembra seu pai, Mazinho, pela maneira como joga de cabeça erguida, elegante e preciso. Mazinho começou como volante, foi lateral-esquerdo do Vasco, lateral-direito da Seleção na Copa América de 1989, armador do Palmeiras. Por muito tempo, foi silenciosamente o melhor jogador do Palmeiras do bicampeonato brasileiro de 1993 e 1994.

Assim como, silencioso, Thiago Alcântara é hoje o grande jogador do Bayern.

O armador que substituiria Xavi no Barcelona, se ainda estivesse no elenco catalão.

Também seria titular absoluto da seleção brasileira se optasse pela nacionalidade de seu pai.

Thiago Alcântara nasceu em Bari, na Itália, cresceu na Galícia, virou espanhol por opção e ama o Brasil, porque viveu aqui. Ele faz falta à seleção brasileira.

Mesmo que seja um craque em silêncio, sem alarde.


 Thiago e Mazinho: cabeças erguidas

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.