Topo

Coluna do PVC

Fifa documentou a ministro que Palmeiras ganhou Copa do Mundo de clubes

PVC

30/03/2017 10h20

Desde que começou a reivindicação do Palmeiras para equiparação da Copa Rio de 1951 a Campeonato Mundial de Clubes, a Fifa sempre se manifestou usando a expressão worldwide, âmbito mundial. A Fifa admitiu a importância do torneio e disse tratar-se da primeira competição de abrangência mundial. Mas há um documento, só um, em que a entidade que regula o futebol no mundo tratou a conquista de 1951 como Copa do Mundo de Clubes.

Em 2013, um ano antes do congresso da Fifa em São Paulo em que Joseph Blatter declarou ter havido o reconhecimento, a Fifa enviou um email ao então ministro dos esportes, Aldo Rebelo. O documento chama o torneio de 1951 de primeira Copa do Mundo de Clubes – first club World Cup.

Consultada nesta semana sobre este documento, a Fifa voltou a dizer que admitiu a Copa Rio como um torneio pioneiro e o Palmeiras como seu campeão. Mas sem igualá-lo aos mundiais desde 2000. Diz o mesmo sobre as Copas Intercontinentais. Em réplica, com a mensagem enviada a Aldo Rebelo em 2013, a assessoria de imprensa da Fifa apenas repetiu o conteúdo da mensagem anterior: "Consideramos respondida a pergunta em nossa mensagem anterior."

O então ministro dos esportes, Aldo Rebelo, lembra-se de ter recebido o email e também da ata da reunião com a confirmação do título mundial. Na ata, no entanto, está incluída a expressão worldwide — âmbito mundial. "Eu me lembro da reunião e da votação. O Michel Platini perguntou se haveria outras requisições e Marco Polo Del Nero respondeu que não, apenas a do Palmeiras. A votação aconteceu e foi aceita a reivindicação por unanimidade. Só não me lembro se houve uma ou duas reuniões. Mas a ata da reunião eu tenho e diz 'campeão do mundo.'

Na verdade, a ata refere-se a torneio de abrangência mundial.

Rebelo também esclarece a primeira mensagem da Fifa, em 2007, quando até o Jornal Nacional divulgou que havia sido aceita a reivindicação do Palmeiras, notícia depois desmentida. "Na época, houve um parecer de uma comissão da Fifa, que carecia de apreciação do comitê executivo", diz Rebelo.

Abaixo, a íntegra da mensagem da Fifa enviada nesta semana, em que mantém a ideia de que o Palmeiras ganhou o primeiro torneio de abrangência mundial, sem equipará-lo aos mundiais organizados de 2000 em diante. Também desviando da resposta à razão pela qual referiu-se ao título como Copa do Mundo de Clubes no email a Aldo Rebelo, em 2013.

"At its meeting in Sao Paulo on 7 June 2014 the FIFA Executive Committee agreed to the request presented by CBF to acknowledge the 1951 tournament between European and South American clubs as the first worldwide club competition, and Palmeiras as its winner.

FIFA acknowledges and values the initiatives to establish worldwide club competitions throughout history. This is the case of tournaments involving European and South American clubs, such as the pioneering Copa Rio, played in 1951 and 1952, and the Intercontinental Cup.

However, it was not until 2000 that FIFA organised the maiden FIFA Club World Cup, with representatives from all six confederations. The winners of this competition, which went on to be staged annually from 2005 onwards, are the ones officially considered by FIFA as club world champions.

Kind regards,

Naoise King"

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.