Topo

Coluna do PVC

Conmebol diz que mandou fechar portão de acesso ao vestiário do Palmeiras

PVC

28/04/2017 21h35

A abertura do processo da Conmebol traz um documento assinado por Francisco Figueredo, diretor da Unidad Disciplinaria, onde se afirma que o fechamento do portão de acesso ao vestiário do estádio Campeón del Siglo foi ordenada pelo oficial de segurança da partida. O texto é escrito pelo delegado do jogo Peñarol x Palmeiras, Mario Campos. A versão é de que foram autorizados doze seguranças do Palmeiras a permanecerem no vestiário, desde que não ingressassem no campo de jogo. Mas que quatro deles forçaram a entrada no gramado, quando começou a confusão. Por isso, o portão teria sido fechado a pedido do oficial de segurança. O nome do oficial não consta do documento.

A declaração se soma às punições preventivas para Felipe Melo e três jogadores do Peñarol, Mier, Nández e Hernández. A expectativa é de que exista punição e interdição do campo de jogo. Porque o Peñarol é o dono do estádio e, portanto, responsável pela segurança, que não houve.

Mas o documento dá noção de que a Conmebol pode aliviar a punição para o estádio, ao afirmar que foi ela, a Confederação, quem mandou fechar o portão de acesso ao vestiário.

Abaixo, o trecho do documento que afirma que seguranças do Palmeiras forçaram a entrada.

c) Incidentes en el túnel de acceso al campo de juego: El incidente en el túnel de acceso al campo y filmado por los medios acreditados se sucede cuando los guardias del Club Palmeiras tratan de ingresar al campo viendo los incidentes ahí dentro, forzando el portón llegan a entrar cuatro integrantes de dicho grupo pidiendo nosotros que se cierre dicho portón para evitar que puedan entrar tanto guardias de Palmeiras como de Peñarol, que se consiguió en parte y los que entraron actuaron para cubrir a algunos jugadores que fueron sacados del campo, exigiéndoles que vayan a su vestuario, quedando un jugador dentro del campo de juego que lo sacamos del lugar y quedando solamente los jugadores locales que estaban tratando de calmar a su hinchada en el incidente mencionado más arriba. Los guardias de Palmeiras y Peñarol se enfrentan entre sí produciendo un tumulto importante, pero sin heridos ni contusos en el sector.

A lógica é que o Peñarol seja punido com interdição do campo. Isto por ser o proprietário do estádio e não ter conseguido controlar a situação. Mas o documento dá margem a pensar que seja diferente.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.