Topo

Coluna do PVC

Mudança na tabela do Brasileiro pode provocar desequilíbrio

PVC

15/05/2017 13h36

Uma mudança na confecção da tabela do Campeonato Brasileiro fará todos os times jogarem duas partidas seguidas dentro ou fora de casa nas quatro primeiras rodadas. Na opinião de técnicos de futebol, isto pode causar desequilíbrio. Até o ano passado, quem começava em casa, jogava a segunda rodada como vistante, a terceira como mandante, a quarta como visitante e a quinta como mandante. Uma dentro, outra fora, até que isto se tornasse matematicamente impossível de se repetir. Flamengo e Corinthians foram dois dos primeiros clubes a jogarem duas seguidas em casa, na sexta rodada de 2016.

Neste ano, a CBF mudou a confecção da tabela e isto representa que quem começou em casa, na primeira rodada, fará necessariamente dois jogos fora nas duas próximas semanas. Só voltará a ser mandante na quarta rodada. O inverso também acontece. Quem iniciou como visitante, jogará duas vezes como mandante antes de voltar a viajar, na quarta partida. "Pode causar desequilíbrio", concorda Mano Menezes, treinador do Cruzeiro.

O diretor de competições da CBF, Manuel Flores, nega que tenha havido uma mudança: "Seguidos premissas para a confecção da tabela e não é possível fazer diferente", diz. A observação da seqüência de partidas do ano passado desmente esta teoria. Nos anos anteriores, o revezamento existia entre jogos dentro e fora de casa, uma rodada para cada clube, pelo menos até o quinto compromisso.

O início ruim pode levar um clube à briga para não cair. O Avaí, recém-promovido, fará cinco de seus primeiros oito jogos fora de casa. O Vasco realizará cinco partidas como mandante até a oitava rodada.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.