Topo

Coluna do PVC

Renovação de Vinicius Junior pode beneficiar Flamengo e o próprio jogador

PVC

16/05/2017 12h41

A confirmação da renovação de contrato de Vinicius Junior, divulgada no dia 10 de maio neste blog, não significa que não haverá venda para o Real Madrid ou outro clube, com uma proposta tentadora. Representa a tentativa de contar com o jogador por um período mais longo, até julho de 2019, e a possibilidade de o atacante chegar à Europa mais maduro, com menos chance de ser esquecido no Real Madrid B ou num empréstimo para uma equipe menor. É bom para os dois lados.

Se confirmar a venda nos próximos meses — talvez semanas — o Flamengo receberá pelo menos 45 milhões de euros, novo valor da multa de rescisão. Será neste caso o maior valor arrecadado por um clube brasileiro por uma negociação. Lucas trocou o São Paulo pelo Paris Saint-Germain, em 2012, pelo valor de 45 milhões de euros também. Neymar custou 86 milhões de euros ao Barcelona, mas o Santos ficou com 17 milhões de euros.

Mas o ponto central não é o dinheiro. Hoje ainda é inevitável negociar jogadores para o exterior. Eles querem ir pelo dinheiro e também pela oportunidade de disputar campeonatos que o Brasil ainda não promove — precisa acreditar que pode promover. Por isso, uma hora ou outra, Vinicius vai.

Antes disso, o Flamengo tem o desafio de resolver seu maior problema com as divisões de base. A transição. Nunca houve problema na Gávea para descobrir talentos. Eles brotam. Seja na geração de Marcelinho e Djalminha, seja na de Nélio e Adrián. O problema é fazê-los chegar ao time de cima e se tornarem importantes, campeões, ídolos. O desperdício é muito grande.

No caso de Vinicius Júnior, a permanência por dois anos, intenção rubro-negra, pode fazê-lo ser campeão e reconhecido pela torcida. Se isto se confirmar, chegará à Europa mais maduro. Mais pronto para jogar, não para ser emprestado ou sentar-se no banco de reservas. A renovação pode fazer bem a todos os lados. E até o Real Madrid pode ficar feliz, se daqui a alguns meses efetivar de fato a sua contratação,, porque poderá ter um jogador mais maduro.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.