Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Renovação de Vinicius Junior pode beneficiar Flamengo e o próprio jogador

PVC

16/05/2017 12h41

A confirmação da renovação de contrato de Vinicius Junior, divulgada no dia 10 de maio neste blog, não significa que não haverá venda para o Real Madrid ou outro clube, com uma proposta tentadora. Representa a tentativa de contar com o jogador por um período mais longo, até julho de 2019, e a possibilidade de o atacante chegar à Europa mais maduro, com menos chance de ser esquecido no Real Madrid B ou num empréstimo para uma equipe menor. É bom para os dois lados.

Se confirmar a venda nos próximos meses — talvez semanas — o Flamengo receberá pelo menos 45 milhões de euros, novo valor da multa de rescisão. Será neste caso o maior valor arrecadado por um clube brasileiro por uma negociação. Lucas trocou o São Paulo pelo Paris Saint-Germain, em 2012, pelo valor de 45 milhões de euros também. Neymar custou 86 milhões de euros ao Barcelona, mas o Santos ficou com 17 milhões de euros.

Mas o ponto central não é o dinheiro. Hoje ainda é inevitável negociar jogadores para o exterior. Eles querem ir pelo dinheiro e também pela oportunidade de disputar campeonatos que o Brasil ainda não promove — precisa acreditar que pode promover. Por isso, uma hora ou outra, Vinicius vai.

Antes disso, o Flamengo tem o desafio de resolver seu maior problema com as divisões de base. A transição. Nunca houve problema na Gávea para descobrir talentos. Eles brotam. Seja na geração de Marcelinho e Djalminha, seja na de Nélio e Adrián. O problema é fazê-los chegar ao time de cima e se tornarem importantes, campeões, ídolos. O desperdício é muito grande.

No caso de Vinicius Júnior, a permanência por dois anos, intenção rubro-negra, pode fazê-lo ser campeão e reconhecido pela torcida. Se isto se confirmar, chegará à Europa mais maduro. Mais pronto para jogar, não para ser emprestado ou sentar-se no banco de reservas. A renovação pode fazer bem a todos os lados. E até o Real Madrid pode ficar feliz, se daqui a alguns meses efetivar de fato a sua contratação,, porque poderá ter um jogador mais maduro.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC