PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Blog do PVC

Flamengo é quem mais sofre com erros da tabela do Brasileirão

PVC

12/06/2017 01h25

O Flamengo é o único time do Brasileirão que teve, até a sexta rodada, duas seqüências de jogos fora de casa. Importante frisar que isto não desculpa a campanha ruim do Flamengo, 15o colocado na tabela. Não é atenuante para o Flamengo. É crítica a quem elaborou a tabela do Brasileirão.

No ano passado, a tabela seguia a premissa de igualar um jogo fora de casa e outro fora. Foi assim até a quinta rodada. Repetiu-se este critério nas últimas cinco rodadas do turno e do returno. Isto evita seqüências que possam desestabilizar um time por derrotas seguidas no início e final da campanha.

Neste ano, a tabela está elaborada com grupos de cinco jogos, dos quais um time faz três em casa e dois fora ou o inverso. Isto criou distorções como o Flamengo ser o único time com quatro jogos como visitante dos seis disputados e o Vasco o único com quatro jogos como mandante, em São Januário, neste período.

Isto vai se reequilibrar na seqüência da campanha. Mas quando houver o equilíbrio de jogos em casa e fora de casa, já pode ter havido a desestabilização de um time que perca seguidas vezes, demita técnico, mude escalação, crie crises com sua torcida…

O Corinthians esteve no grupos dos times com três jogos fora de casa nas cinco primeiras rodadas. Não sofreu com isso e lidera o campeonato. Isto não exclui a necessidade de equilibrar a tabela entre todos os clubes no início e no final do Brasileirão.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Blog do PVC