Topo

Coluna do PVC

Só o Corinthians de Tite foi melhor do que o de Carille

PVC

25/06/2017 18h12

Na história do Brasileirão por pontos corridos, só dois times chegaram à décima rodada com 26 pontos, oito vitórias e dois empates. O Corinthians de 2011 e o Corinthians de 2017. Ou seja, só o Corinthians. O Corinthians que venceu o Grêmio, resistindo a seis chutes no alvo e a um pênalti defendido por Cássio. Aquele Corinthians tinha 15 gols de saldo. Este tem 13. Ou seja, só o Corinthians de Tite, em 2011, foi melhor do que o de Carille em dez rodadas nos pontos corridos — isto inclui os campeonatos com 24 clubes

Dos catorze campeões por pontos corridos, só cinco estavam na liderança na décima rodada.

O Corinthians de 2011 era um deles.

O Corinthians venceu o Grêmio, porque resistiu à pressão gremista. O jogo foi bom. Luan jogou bem, mas foi bem marcado por Paulo Roberto, sistema por zona, não individual, mas com um vigia que o acompanhou na maior parte do tempo. Não impediu, por exemplo, que finalizasse frente a frente com Cássio aos 19 minutos do segundo tempo, jogada defendida pelo goleiro corintiano, o melhor em campo.

O São Paulo jogou muito bem até os 30 minutos. Linha de quatro na defesa, força pelos lados com Marcinho e Araruna pela direita, Júnior Tavares e Denílson pela esquerda. começou a dar terreno para Calazans e Wendel, para a intensidade do meio-de-campo do Fluminense a partir da metade do primeiro tempo. Empatou por 1 x 1. O Fluminense melhorou.

Incrível que desta vez a pressão tenha vindo da torcida. Parte dela criticou Rogério.

O Palmeiras mostrou bom futebol. Mais do que vencer. E tem dois confrontos diretos contra Grêmio e Corinthians nas próximas três rodadas. O time de Cuca está de volta à disputa.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.