Topo

Coluna do PVC

Corinthians recordista de invencibilidade e campeão do primeiro turno

PVC

30/07/2017 18h01

O Corinthians chegou à 17a rodada sem derrotas, recorde no início de uma campanha de Brasileirão por pontos corridos. A marca anterior pertencia exatamente ao Flamengo, dirigido por Vanderlei Luxemburgo, em 2011. Aquele time perdeu na 17a partida. O Corinthians, se perder, será no 18o. jogo.

Também foi por um triz que o time de Fábio Carille não garantiu o título do primeiro turno. Se vencesse, como mostrou que poderia no primeiro tempo, já sairia de campo com o título simbólico. Um tropeço do Grêmio pode garantir ainda nesta rodada a primeira colocação na metade da campanha.

Mas o Corinthians sofreu.

Depois do primeiro tempo excelente, com marcação forte e contra-ataque feroz, com gol mal anulado aos 11 minutos e o da vitória parcial de Jô, aos 22, o Corinthians voltou para o segundo tempo diferente.

Ou melhor, o Flamengo cresceu. Trocou passes com mais qualidade, teve mais deslocamentos, aproveitou bem o cruzamento e a falha de Pedro Henrique, para Réver marcar.

Teve ainda a chance de vitória em finalização de Diego, por cima do gol de Cássio. Mas Jô também teve grande oportunidade aos 40 minutos da segunda etapa. Seria o gol do triunfo corintiano.

O Flamengo  cai para quinto lugar, sai da zona de classificação direta para a Libertadores — hoje teria de disputar a fase preliminar. O Corinthians segue líder, invicto. Com Balbuena e Jô jogando muito.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.