Topo

Coluna do PVC

Só Grêmio e Santos podem tirar o título do Corinthians

PVC

06/08/2017 18h00

Depois do melhor primeiro turno da história, está claro que o Corinthians só perde o título para ele mesmo.

O Flamengo fecha a primeira metade dezoito pontos atrás do líder. O Palmeiras, quinze. O Santos precisa ganhar do Avaí para ficar dez pontos atrás e o Grêmio segue a oito pontos de distância. Pela história do campeonato, em que a maior diferença retirada para ganhar o titulo foi de doze pontos, só Grêmio e Santos têm chance de desbancar o Corinthians.

Mas Renato Gaúcho escalou nove reservas e venceu o Atlético mesmo assim.

Cuca mexeu na equipe e não escalou nenhum dos titulares da próxima quarta-feira.

Esta é uma lição que iria se aprender neste ano, o primeiro com Libertadores e Brasileirão simultâneos até novembro. O Corinthians é líder por seus méritos, mas os rivais preservam mais jogadores do que precisariam. No ano passado, o Barcelona segurou seu time na última rodada da Champions, quando já estava qualificado, contra o Borussia Monchengladbach. Mesmo assim, escalou três titulares.

À medida em que os adversários descartam seus principais jogadores, o Corinthians sobra mais ainda. Com requintes. Contra o Sport, vitória por 3 x 1, o time de Fábio Carille marcou três gols e cometeu duas faltas. No domingo, o Flamengo não fez gol nenhum e cometeu catorze faltas.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.