Topo

Coluna do PVC

Rueda está em andamento, não fechado. Roger ajudou técnico estrangeiro

PVC

08/08/2017 14h26

Ontem de manhã, a informação era de que havia pouca chance de ser um técnico estrangeiro o novo comandante do Flamengo. O que mudou isto foi a recusa de Roger Machado de conversar sobre o projeto e sobre a chance de assumir o clube. O cavalo passou encilhado, Roger não subiu e o Flamengo passou a considerar as possibilidades dentro do mercado de brasileiros. Raras.

Por isto, a contratação de Reinaldo Rueda passou a ser tratada com seriedade. Como disse Rodrigo Caetano na entrevista coletiva de segunda-feira à tarde, por mais que as experiências de estrangeiros não tenham sido positivas em outros clubes, o Flamengo pode considerar uma delas. Será um projeto de médio e longo prazo.

É provável que Reinaldo Rueda seja o novo técnico do Flamengo. Não é uma certeza. Assim como a rádio Caracol afirmou que Rueda já disse sim ao Flamengo, em janeiro dizia-se que estava acertado com o Corinthians. Não deu certo.

O Flamengo tem tradição com treinadores de outros países. O húngaro Dori Kurschner foi o primeiro a introduzir um sistema tático aqui, o WM, em 1937. Nos anos 1950, o paraguaio Fleitas Solich veio do título sul-americano pela seleção de seu país e foi tricampeão carioca em 1953, 1954 e 1955.

Rueda tem o mérito do título da Libertadores do ano passado. Mas o projeto Atletico Nacional não passou só por ele. Na Copa Sul-Americana de 2014, o Atlético Nacional também venceu sob o comando de Juan Carlos Osório. O pecado de Rueda antes de deixar o clube colombiano é semelhante ao de Zé Ricardo. Na fase de grupos da Libertadores, não conseguiu a classificação.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.