Topo

Coluna do PVC

A capital da Espanha comemora a era Madri. Menos...

PVC

16/08/2017 20h52

Bem-vindo à era Madrid.

A manchete do site do diário Marca comemorou a vitória por 2 x 0 sobre o Barcelona, com este título, um certo exagero, até para quem, como este blog, falou há dez dias que o Barça está diferente do que já foi e que esta pode ter sido uma das razões de Neymar ter ido para o Barcelona. Se percebesse no vestiário o cheiro de nova conquista da Champions League, talvez Neymar não saísse, mesmo por muito dinheiro. Talvez…

Fato é que o Barcelona está esquisito nas decisões da diretoria e na apatia dos jogadores. O primeiro tempo do Barcelona de Asensio, não de Cristiano nem de Bale, foi um massacre. E o jogo poderia terminar com 5 x 0 para os madridistas, não fosse a clara diminuição de ritmo na segunda etapa.

Daí a dizer que existe uma era Madrid… Vai uma distância. A primeira pergunta deste momento é se o Barcelona terá tempo de reagir durante a temporada. A segunda é se não pode haver outro adversário. Como o Atlético de Madrid, por exemplo.

A era Real Madrid é um exagero, porque nos últimos dois jogos, antes da Supercopa, contra o Barcelona, no Bernabéu, o Barcelona perdeu. Mesmo que o Real Madrid seja bicampeão da Europa e favorito para o Campeonato Espanhol, mesmo que o mundo esteja vendo que o Barça não está igual ao que já foi, mesmo com tudo isto, é melhor esperar antes de decretar que estamos diante de uma nova era.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.