Blog do PVC

Vitória entrega bola ao Corinthians e acaba com série invicta

PVC

A derrota do Corinthians para o Vitória marcou o oitavo jogo, dos vinte do campeonato, em que o time de Fábio Carille teve mais posse de bola do que o adversário. Das oito partidas, só três terminaram com triunfo corintiano. O Corinthians venceu o Botafogo por 1 x 0, o Cruzeiro por 1 x 0 e o São Paulo por 3 x 2. Em todas as demais vitórias corintianas, o adversário teve a posse de bola e o Corinthians fez os gols

A estatística pode explicar, em parte, por que o Vitória, na zona de rebaixamento, foi o primeiro time a ganhar do Corinthians em cinco meses. No final do primeiro tempo, o Corinthians tinha 78% do tempo com a bola no pé, finalizava mais — 3 x 1 no alvo — mas não conseguia tirar o zero do marcador.

Há quinze dias, quando o Corinthians fez seu último jogo, havia outra teoria possível para quem secava e torcia pelo tropeço corintiano, para devolver a emoção ao Campeonato Brasileiro. Passar duas semanas treinando poderia ajudar pelo descanso, mas a perda do ritmo trazia uma possibilidade de tropeço. Era só uma suposição.

Pode também ser parte do cardápio da derrota em casa contra o Vitória.

Outra ideia é que o time de Vágner Mancini tem sido melhor como visitante do que como mandante. Nas últimas duas semanas, venceu o Flamengo no Rio de Janeiro e perdeu do Avaí no Barradão. Tudo isto se combina.

Mas que o Corinthians vence com mais facilidade quando não tem a necessidade de jogar com a bola, isto também é verdade.

Abaixo, a porcentagem de posse de bola do Corinthiansnos vinte jogos no Brasileirão (em negrito, quando teve mais posse de bola que o adversário)

Corinthians 1 x 1 Chapecoense – 59%

Vitória 0 x 1 Corinthians – 47%

Atlético Goianiense 0 x 1 Corinthians – 48%

Corinthians 2 x 0 Santos – 50%

Vasco 2 x 5 Corinthians – 44%

Corinthians 3 x 2 São Paulo – 56%

Corinthians 1 x 0 Cruzeiro – 54%

Coritiba 0 x 0 Corinthians – 55%

Corinthians 3 x 0 Bahia – 46%

Grêmio 0 x 1 Corinthians – 45%

Corinthians 1 x 0 Botafogo – 61%

Corinthians 2 x 0 Ponte Preta – 46%

Palmeiras 0 x 2 Corinthians – 39%

Corinthians 2 x 2 Atlético Paranaense – 55%

Avaí 0 x 0 Corinthians – 66%

Fluminense 0 x 1 Corinthians – 43%

Corinthians 1 x 1 Flamengo – 44%

Atlético Mineiro 0 x 2 Corinthians – 42%

Corinthians 3 x 1 Sport – 43%

Corinthians 0 x 1 Vitória – 66%