Topo

Coluna do PVC

Mudança tática ajuda Grêmio, único brasileiro na semifinal

PVC

20/09/2017 23h42

A chance de o Brasil se garantir na decisão da Libertadores antecipadamente, depois de três anos de ausência, caiu na má atuação do Santos na Vila Belmiro. No primeiro tempo, o Barcelona de Guayaquil finalizou nove vezes, só um chute de Oyola no alvo, mas oito bolas que levaram perigo. Teve mais posse de bola também, porque o Santos sentiu muito a falta de três referências; Renato, Lucas Lima e Victor Ferraz.

Na segunda etapa, um cruzamento alcançou Jonatan Álvez, com falha de Lucas Veríssimo, que não percebeu o atacante uruguaio às suas costas. O Barcelona venceu o Santos e jogará a semifinal contra o Grêmio, que se transformou no segundo tempo, depois de ser pressionado pelo Botafogo na primeira etapa.

Na Arena do Grêmio, Fernandinho chutou no travessão na primeira etapa, mas o revide veio com um chute de longa distância de Bruno Silva, também na trave.

O Grêmio sufocado transformou-se quando Renato Gaúcho trocou Leonardo Moura por Éverton. Na segunda etapa, depois da alteração, o Grêmio voltou mais forte no meio-de-campo, até chegar ao gol em bola cruzada para Barrios.

Não é de se esperar jogo fácil para o Grêmio contra o Barcelona, adversário que já venceu o Botafogo no Rio de Janeiro, eliminou o Palmeiras no Allianz Parque e o Santos na Vila Belmiro.

A Libertadores segue criando suas grandes surpresas. Já tem o Barcelona de Guayaquil na semifinal e pode ter o Jorge Wilstermann, que venceu o River Plate por 3 x 0 no jogo de ida.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.