Topo

Coluna do PVC

Palmeiras deve manter Alberto Valentim até dezembro

PVC

13/10/2017 15h05

Mano Menezes terá reunião com o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, neste sábado. Antes de conversar com a nova direção que já acenou que deseja sua permanência na Toca da Raposa, Mano vai dialogar com o dirigente com quem teve compromisso nos últimos dezoito meses. A lógica da comissão técnica seria começar a Libertadores no Cruzeiro, com chance de conquistar o troféu, por já conhecer o trabalho e poder dar continuidade.

Mas o mundo atropela. Cuca está fora do Palmeiras, segundo a diretoria em decisão de comum acordo. Se Mano não permanecer no Cruzeiro, pode ser o técnico no Parque Antarctica no ano que vem. Mas vale a lembrança de que Roger Machado era o nome preferido de Alexandre Mattos antes da contratação de Eduardo Baptista, em dezembro.

Ligar os pontos rápido demais pode significar precipitação. Em síntese, é possível pensar que Cuca vá para o Atlético e Mano para o Palmeiras, mas pensar assim agora pode levar ao erro.

Cuca não trabalhará em outro clube neste ano. No ano que vem, qual será o cenário? Se o São Paulo escapar do rebaixamento com folga, Dorival Júnior será o treinador. Se escapar sofrendo, pode haver mudança, não pode?

A mesma lógica vale para o Atlético. Se Oswaldo de Oliveira seguir com o trabalho positivo de seus primeiros dias, não sairá do Atlético em janeiro. Se classificar para a Libertadores, fica. Caso contrário, pode acontecer uma ligação para Cuca.

Por enquanto, o cenário para os técnicos de 2017 é misturado. Alexandre Mattos garante que Alberto Valentim será o técnico-interino até dezembro. Se o Palmeiras deslanchar com Alberto, alguém fará a comparação com Fábio Carille.

A impressão deste colunista é que Mano Menezes será do Palmeiras e Oswaldo de Oliveira continuará no Atlético. Mas muita coisa pode acontecer daqui até o ano novo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.