Topo

Coluna do PVC

História dos pontos corridos indica: Corinthians será campeão

PVC

19/10/2017 00h27

O empate por 0 x 0 em Itaquera irritou muita gente, pelas raríssimas chances de gol. O Corinthians terminou sem nenhuma finalização no alvo e o Grêmio com cinco. Mas o jogo foi muito mais tático do que técnico. Muito mais estratégia do que emoção. O Corinthians teve mais posse de bola e foi melhor no primeiro tempo. O Grêmio cresceu na segunda etapa. Poderia ter pressionado mais, finalizado melhor, feito 1 x 0. Esbarrou na defesa corintiana, a melhor do Brasileirão, embora com nove gols sofridos em dez jogos do segundo turno. Juro que não achei o jogo tão ruim quanto a maioria julgou, apesar das poucas chances de gol.

O empate mantém a distância de nove pontos para o Grêmio. Pode cair para sete, se o Santos ganhar do Sport, no Recife, na quinta-feira à noite.

O retrospecto indica que o Corinthians será campeão brasileiro. Porque dos 14 campeonatos por pontos corridos, só três vezes o líder da 29a rodada não terminou campeão.

Aconteceu em 2010, quando o Cruzeiro de Cuca liderava na 29a rodada dois pontos à frente do Fluminense, vice-líder e que terminou campeão.

Em 2009, quando o Flamengo tinha sete pontos abaixo do Palmeiras e estava em quinto lugar.

E em 2008, ano em que o São Paulo assumiu a liderança na 33a rodada. No 29o jogo estava em quarto lugar, quatro pontos atrás do Grêmio, o líder.

Nunca quem teve sete pontos acima do segundo colocado perdeu o título.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.