Topo

Coluna do PVC

Os três melhores são paulistas, como só aconteceu duas vezes no Brasileirão

PVC

23/10/2017 11h04

Só duas vezes na história, o Campeonato Brasileiro teve os três primeiros colocados de um mesmo estado.

Em 1992, o Flamengo campeão, o Botafogo vice-campeão e o Vasco, terceiro colocado.

Em 1994, o Palmeiras ficou com o título, o Corinthians em segundo lugar e o Guarani em terceiro.

A situação se repete agora, depois da vitória do Palmeiras sobre o Grêmio em Porto Alegre. O Corinthians lidera, o Palmeiras em segundo lugar e o Santos em terceiro, com o mesmo número de pontos.

Na maior parte das vezes, parece um escândalo, a falência dos demais estados. Mas nas vezes anteriores, isto não se confirmou.

No mesmo ano da hegemonia carioca, o São Paulo foi campeão do mundo.

No mesmo ano da primeira hegemonia paulista, o Grêmio ganhou a Copa do Brasil e a Libertadores do ano seguinte.

O que pode acontecer também com os gremistas neste ano.

Para o Brasileirão, é ruim ter a concentração da luta pelo troféu em um mesmo estado. Mas o papo de botequim resiste, mesmo com os que não se cansam de dizer que os pontos corridos tiram a graça da disputa. Repare no que pode acontecer nos clássicos paulista e carioca nos dois próximos finais de semana.

Dependendo dos resultados do Corinthians contra o Botafogo e a Ponte Preta, Palmeiras e Santos poderão sonhar com a aproximação da liderança.

Se o Botafogo vencer o Corinthians, no Rio, o Flamengo poderá ser ultrapassado por dois rivais na mesma semana — o Vasco entra na zona Libertadores se vencer o clássico dos milhões no sábado.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.