Topo

Coluna do PVC

A Fórmula 1 e o Brasil

PVC

11/11/2017 23h57

Bernie Ecclestone disse à Folha que o Brasil precisa de um Putin.

Digamos a ele que não se meta…

Mas quando Lewis Hamilton afirma que todo ano acontecem assaltos em Interlagos e que ouviu tiros durante o assalto do qual seus amigos mecânicos da Mercedes foram vítimas, é grave.

A zona sul de São Paulo cada vez mais se parece com a zona norte do Rio. Sempre se pareceu. À medida em que a violência cresce no Rio, também cresce e São Paulo, porque o problema é do Brasil.

E isto aparece, porque Interlagos está na zona sul de São Paulo, distante do centro, das atenções da prefeitura. Se você para no sinal pode ser assaltado.

A Fórmula 1 exportou o nosso problema para o mundo inteiro, pelo twitter de Lewis Hamilton. Expôs o problema da Zona Sul.

Quando se fala em zona sul no Brasil, pensa-se em Copacabana, Ipanema e Leblon.

Em São Paulo, é Morumbi e Paraisópolis. É Ipiranga e Cambuci. É Interlagos e Capão Redondo.

O mapa da cidade é a cabeça do cachorro e a zona sul é o pescoço. Mora-se bem, mora-se mal… Outro dia, houve arrastão na ponte Morumbi. Bem ao lado da rede Globo.

Não é um problema de São Paulo. É um problema do Brasil.

E a Fórmula 1 exporta isto para o mundo. São Paulo hoje é a cidade de mais turismo no país, por causa dos negócios. Quando se vem ao Brasil, há palestras para dizer como evitar assaltos.

O Brasil não é isto.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.