Topo

Coluna do PVC

Primeira virada da campanha garante sétimo título do Corinthians

PVC

15/11/2017 23h46

A primeira vitória de virada do Corinthians no Brasileirão de 2017 garantiu o sétimo título brasileiro da história do clube. O time de Fábio Carille só tinha virado uma vez durante a campanha, quando saiu perdendo do Atlético Paranaense por 1 x 0, fez 2 x 1 e levou o empate. Portanto, o primeiro triunfo saindo atrás e terminando vencedor aconteceu no clássico contra o Fluminense. O jogo do título.

Não foi simples, porque o Fluminense fez 1 x 0 no primeiro minuto com Henrique de cabeça e segurou a vantagem por todo o primeiro tempo. O Corinthians criava chances em cruzamentos, dezenove no primeiro tempo, catorze cortados antes do destino. Depois de quatro minutos de acréscimos desnecessários no primeiro tempo, o Corinthians virou o jogo em três minutos na segunda etapa.

Dois gols de Jô, artilheiro do Brasileirão, que pode quebrar um tabu e se tornar o primeiro goleador do campeonato com a camisa corintiana, desde 1971 ou desde 1959, pela unificação proposta pela CBF. O Corinthians seguiu no segundo tempo com a bola no pé e gostou de tê-la. Triangulou, trocou passes em direção à grande área, em várias jogadas do segundo tempo. Uma delas, a do terceiro gol, marcado por Jádson. Belo e seco chute depois de receber passe de Fágner.

O título mais do que merecido, porque o Corinthians é o vencedor com o maior número de rodadas na liderança — desde a quinta. Porque tem a defesa menos vazada e não teve menos de quatro pontos de distância para o segundo colocado desde que venceu o Grêmio, em Porto Alegre, na primeira rodada. Se vencer o Flamengo, no domingo, terá vencido todos os adversários pelo menos uma vez, coisa que só o Cruzeiro de 2013 conseguiu.

Mérito da filosofia implantada no clube, um caso raro de time brasileiro que tem estilo de jogar definido, o que ajudou Fábio Carille a se firmar. Abel Braga, que afirmou antes do jogo que o público contra iria ajudar sua equipe e viu o primeiro gol com um sorriso no rosto, levantou-se do banco de reservas no último minuto para cumprimentar o treinador campeão brasileiro.

É necessário cumprimentar quem trabalhou bem para vencer.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.