Topo

Coluna do PVC

Neymar é o quinto melhor em prêmio de jornal inglês

PVC

08/12/2017 13h39

Cristiano Ronaldo levantou todos os prêmios de melhor do mundo de 2017. Fifa e Balon D'or, da revista francesa France Football, à parte, também o prêmio do jornal inglês The Guardian. Das 27 edições do prêmio da Fifa, só sete vezes o vencedor foi diferente da revista francesa, que premia o melhor jogador em atividade na Europa desde 1956 e se associou à Fifa para escolher o destaque do ano entre 2010 e 2015.

Veja a diferença. A France Football sempre escolheu o melhor jogador europeu e, desde 1995, o melhor em atividade na Europa. É isto o que significa o Balon D'Or.

O prêmio do jornal inglês The Guardian é diferente, porque escolhe especialistas para formar um colégio eleitoral disposto a escolher os cem melhore jogadores do planeta. A lista prévia para votação inclui jogadores em atividade na Ásia, na África, na América do Sul, na Concacaf e na Europa.

Cristiano Ronaldo também foi eleito. Messi também ficou em segundo lugar. A diferença é Neymar.

Diferentemente dos prêmios da Fifa e da France Football, Neymar ficou em quinto lugar, atrás de Crtistiano Ronaldo, Messi, Luis Suárez e Griezmann.

Não é absurdo. Neymar brilha no Paris Saint-Germain, mas o prêmio é pelo ano inteiro e Neymar ficou atrás de Luis Suárez no desempenho pelo Barcelona durante a temporada 2016/17. Mais tático, mais participações defensivas, menos gols. Daí a escolha inglesa pelo atacante uruguaio, abaixo de Cristiano Ronaldo e Messi.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.