Topo

Coluna do PVC

Champions League, informações e palpites das oitavas-de-final

PVC

11/12/2017 11h35

JUVENTUS x TOTTENHAM

Confronto inédito na história das competições europeias.

A Juventus pagou o preço do primeiro sorteio, o que colocou a atual vice-campeã da Liga dos Campeões na chave do Barcelona. Natural terminar em segundo lugar. Enfrentar o Tottenham é um risco. Harry Kane é o primeiro jogador inglês a marcar mais de 50 gols desde 1927. E não é só. Son está em ótimo momento e Dele Alli decide jogos. Mas a Juve tem Higuain, Dybala e Mandzukic, cada vez mais importante taticamente.

Palpite – Tottenham

BASEL x MANCHESTER CITY

Confronto inédito na história das competições europeias.

O Basel já eliminou o Manchester United na fase de grupos de 2012 e o Liverpool na de 2015. Desta vez, enfrenta um rival inglês no mata-mata e não tem destaques individuais, como Salah e Xhaka nas edições anteriores. Joga num 4-3-3 sob o comando do técnico Raphael Wicky. Será rival perigoso para o City. Só que Guardiola comanda o mais impressionante time inglês da história da Premier League. O primeiro a conquistar 14 vitórias seguidas numa mesma edição e líder com 15 vitórias em 16 jogos.

Palpite – Manchester City

BAYERN x BESIKTAS

1997/98 – Besiktas 0 x 2 Bayern, Bayern 2 x 0 Besiktas

Dois confrontos apenas na história, ambos pela fase de grupos da Champions League de 1997/98. As duas vitórias bávaras vieram com gols de Mario Basler, Carsten Jancker e Helmer, duas vezes, uma em cada partida. O Besiktas entrou nesta edição da Champions como campeão turco e foi primeiro colocado na chave de Monaco, semifinalista da edição passada, Porto e Leipzig. Não é pouco. Dirigido por Senol Gunes, técnico que levou a Turquia às semifinais da Copa do Mundo de 2002, tem Adriano, Pepe e Babel, todos já finalistas de Liga dos Campeões. Mas o Bayern cresceu muito sob o comando de Jupp Heynckes. Tem Lewandowski, o mais decisivo centroavante do planeta.

Palpite – Bayern

SEVILLA x MANCHESTER UNITED

Confronto inédito na história das competições europeias.

Reúnem-se os vencedores das últimas quatro edições de Liga Europa. O Sevilla ganhou em 2014, 2015 e 2016, o Manchester United em 2017. O Sevilla sofre com a doença de seu técnico, Eduardo Berizzo, e com o desejo do volante N'Zonzi deixar o clube. Sua força no ataque é Ben Yedder, nem sempre titular no campeonato espanhol. Banega é irregular e Ganso foi destaque na última partida da fase de grupos da Champions, embora quase sempre reserva – dois gols na temporada. O Manchester United não brilha, mas tem mais força e poderá contar com Ibrahimovic nas oitavas-de-final.

Palpite – Manchester United

SHAKHTAR x ROMA

2006/07 – Roma 4 x 0 Shakhtar, Shakhtar 1 x 0 Roma; 2010/11 – Roma 2 x 3 Shakhtar, Shakhtar 3 x 0 Roma

Em quatro confrontos, os ucranianos venceram três e eliminaramo os romanistas nas oitavas-de-final da Champions de 2011. O Shakhtar é o atual campeão e líder na Ucrânia, sob o comando do português Paulo Fonseca e com três armadores brasileiros: Marlos, Taison e Bernard. Taison joga como meia pela faixa central. O Shakhtar foi o único a vencer o Manchester City e eliminou o Napoli. A Roma é a quarta colocada no Campeonato Italiano, agora tem Alisson como titular. Não seduz, mas eliminou o Atlético de Madrid e liderou a chave contra o Chelsea.

Palpite – Shakhtar

PORTO x LIVERPOOL

2000/01 – Porto 0 x 0 Liverpool, Liverpool 2 x 0 Porto, 2007/08 – Porto 1 x 1 Liverpool, Liverpool 4 x 1 Porto

O único mata-mata aconteceu nas quartas-de-final da Copa da Uefa de 2000/01, mais tarde conquistada pelos Reds. Daquela vez, Murphy e Michael Owen foram destaques. Hoje, o Porto é o líder do Campeonato Português, escalado por Sérgio Conceição num 4-1-3-2. Perigo é o atacante camaronês Aboubakar, vice-artilheiro do Campeonato Português. No Liverpool, Mané e Salah são os destaques, junto com Coutinho. A pergunta é se Coutinho estará em Anfield em fevereiro.

Palpite – Porto

CHELSEA x BARCELONA

1965/66 – Barcelona 2 x 0 Chelsea, Chelsea 2 x 0 Barcelona, Barcelona 5 x 0 Chelsea; 1999/00 – Chelsea 3 x 1 Barcelona, Barcelona 5 x 1 Chelsea; 2004/05 – Barcelona 2 x 1 Chelsea, Chelsea 4 x 2 Barcelona 2005/06 – Chelsea 1 x 2 Barcelona, Barcelona 1 x 1 Chelsea; 2006/07 – Chelsea 1 x 0 Barcelona, Barcelona 2 x 2 Chelsea; 2008/09 – Barcelona 0 x 0 Chelsea, Chelsea 1 x 1 Barcelona; 2011/12 – Chelsea 1 x 0 Barcelona, Barcelona 2 x 2 Chelsea

A última lembrança do confronto é o gol de Ramires, no Camp Nou, que classificou o Chelsea para a final de Munique, em 2012. Empate por 2 x 2 e depois o título contra o Bayerb. Mas entre 2005 e 2006, dois confrontos de oitavas-de-final tiveram um triunfo para cada lado. Era o tempo de Ronaldinho x Drogba. Hoje, o Barcelona muda seu sistema tático, usa duas linhas de quatro e libera Messi para jogar perto de Luis Suárez. O Chelsea atua num 3-5-2. A marcação pode encaixar com Messi e Suárez, mas a chance de desequilíbrio maior é dos craques do líder da Espanha.

Palpite – Barcelona

REAL MADRID x PARIS SAINT-GERMAIN

2015/16 – Paris Saint-Germain 0 x 0 Real Madrid, Real Madrid 1 x 0 Paris Saint-Germain

O duelo de Cristiano Ronaldo contra Neymar começou na última rodada da fase de grupos. Os dois poderiam se tornar os recordistas, os únicos a fazerem gols em todas as partidas da primeira fase. Cristiano conseguiu e é o goleador da competição com nove marcados. Neymar não fez gol no último compromisso e o Bayern venceu o PSG por 3 x 1. O Real Madrid faz seu pior início de temporada na Espanha desde 2008, o Paris Saint-Germain só perdeu duas vezes desde a chegada de Neymar. Para o Racing Strasbourg e contra o Bayern. Se a proposta parisiense é vencer a Champions em cinco anos, o primeiro desafio é eliminar o campeão de três das últimas quatro edições.

Palpite – Paris Saint-Germain

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.