Blog do PVC

O passo decisivo do novo presidente do Santos

PVC

Uma reunião entre José Carlos Peres, presidente eleito do Santos, e Gustavo Oliveira, ex-diretor executivo do São Paulo, pode definir o novo dirigente santista até sexta-feira. Há confirmação de que existe uma negociação em curso, mas ainda muito incipiente para se dizer que se chegará a um acordo. Mesmo porque houve quem cravasse que Diego Cerri seria o executivo do futebol do Santos e o diretor do Bahia recusou o convite, como já havia acontecido com Rui Costa, da Chapecoense.

Gustavo Oliveira é uma escolha certeira. Experiente, sabe se isolar das questões políticas, blindar o vestiário e ir ao mercado fazer contratações necessárias. Mas não é tudo.

As recusas de Diego Cerri e Rui Costa foram motivadas pelo desejo dos dois executivos de respeitarem seus contratos, mas evidenciam que não está tudo claro sobre como será o novo governo santista. A central de boatos da baixada trabalha com hipóteses desconexas. Uma delas diz que José Carlos Peres governará de São Paulo e que Orlando Rollo, o vice-presidente, estará mais próximo ao diretor executivo.

As conversas com Cerri e Costa não foram taxativas sobre como será a relação, qual dirigente estará mais perto do vestiário, qual será o nível de autonomia, como o departamento poderá se blindar da política tão presente ao clube e à cidade. Nos dois casos, os dirigentes convidados não foram a Santos conhecer a estrutura nem ficou esclarecida a nova estrutura de trabalho.

Imagina-se que será diferente com Gustavo Oliveira, até pela proximidade física. Gustavo vive em São Paulo, José Carlos Peres também. Definir os papeis do presidente, do vice-presidente, do diretor-executivo, definir metas e ambições, tudo isto precisa ser claro para a criação de um projeto vencedor. Que Peres quer fazer o Santos campeão de torneios nacionais e internacionais, isto está claro. Não apenas dos estaduais. O limite de atuação de cada parte do processo é importante para convencer os novos parceiros de que o Santos caminhará em direção ao sucesso.