Topo

Coluna do PVC

Santos admite atraso, mas pensa em time forte no Paulista

PVC

10/01/2018 14h33

O presidente do Santos, José Carlos Peres, admitiu o atraso na programação, atribuiu o erro à posse tardia, há uma semana, mas prometeu ter um time forte no Campeonato Paulista.

A rigor, o Santos começa mal o ano de 2018, mas o cuidado excessivo não precisa ser como Paulistão. De 2006 a 2016, o Santos foi campeão ou vice-campeão paulista sete vezes, vice três vezes e chegou entre os dois melhores em oito Paulistas seguidos, entre 2009 e 2016. Igualou a marca do Santos de Pelé, campeão ou vice todos os anos, entre 1955 e 1962 — não se engane pela final de 1957 ter sido São Paulo x Corinthians, porque o Santos ficou à frente do alvinegro da capital na classificação final.

Claro que o Santos precisa estruturar sua equipe o mais rapidamente possível e que José Carlos Peres analisa corretamente quando admite o atraso da programação. Mas o sonho da torcida é voltar a ganhar títulos nacionais e internacionais, que faltam desde a Recopa de 2012.

Hoje, o Santos tem uma defesa bem estruturada, com Vanderlei, Victor Ferraz (ele não deve trocar a Vila Belmiro pelo Morumbi), Lucas Veríssimo, David Braz e Romário. Falta saber se o lateral-esquerdo contratado do Ceará terá sucesso. Um bom meio-de-campo com Alisson e Renato. Aqui, a direção planeja pelo menos um reforço.

Daqui para a frente está o problema. Há dois bons pontas com Bruno Henrique e Copete, mas Bruno Henrique está fora dos primeiros cinco jogos da Libertadores, por suspensão. Falta um centroavante. Uma aposta é que Jair Ventura faça Arthur Gomes ter uma temporada boa, mas um homem de área parece fundamental. E não é fácil encontrar.

O Santos começará o Paulistão sem o time ideal. Mas a pergunta é se terá tempo de estar equilibrado na Libertadores. E para jogar bem o Brasileirão. O sucesso dos últimos dez anos no estadual permite fazer uma campanha média desta vez, desde que com a projeção de sucesso no segundo semestre.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.