Topo

Coluna do PVC

Zidane x Guardiola

PVC

14/01/2018 19h39

Os maus resultados recentes do Real Madrid fazem explodir uma crise de confiança contra Zinedine Zidane. São três jogos seguidos sem vencer, oito tropeços no Santiago Bernabéu em dezesseis partidas nesta temporada, mais do que em todo o ano passado.

Depois do título mundial, são cinco jogos, com uma vitória, duas derrotas e dois empates.

Com tudo isso, a comparação do aproveitamento de Zinedine Zidane pelo Real Madrid com o aproveitamento de Josep Guardiola pelo Manchester City dá vantagem a Zidane. Não na temporada, mas no total de trabalho. Desde janeiro de 2016, Zidane tem 77% de aproveitamento dos pontos contra 74% de Guardiola desde julho de 2016. A porcentagem inclui a derrota para o Liverpool por 4 x 3, o primeiro tropeço na atual Premier League.

Claro que isto tem a ver com a primeira temporada de adaptação de Guardiola na Inglaterra, ano passado, mas impressiona o Real Madrid ganhar 77% dos pontos em dois anos e meio. Além de ter conquistado dois títulos da Champions League e dois Mundiais de Clubes.

Então compare-se o início de Guardiola, em sua casa, o Barcelona, com os primeiros anos de carreira de Zidane. Incrivelmente descobre-se um empate. A derrota contra o Villarreal foi a partida número 120 de Zidane no Real Madrid, como treinador. São 85 vitórias, 23 empates e 12 derrotas.

Pois nos primeiros 120 jogos como técnico do Barça, Guardiola tinha 85 vitórias, 23 empates e 12 derrotas.

Não há dúvida de que Guardiola é mais inquieto, transformador, revolucionário. É isto o que torna o empate ainda mais surpreendente.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.