Topo

Coluna do PVC

Dois jogos sem gol. São Paulo não era assim havia 35 anos

PVC

20/01/2018 20h47

O São Paulo não fez gol nos dois primeiros jogos do ano, derrota por 2 x 0 para o São Bento, empate por 0 x 0 com o Novorizontino.

Não acontecia isto desde 1983, contando apenas jogos oficiais. Há 35 anos, o São Paulo inaugurou a temporada com empate por 0 x 0 com o Sport, no estádio do Arruda, no Recife, e outro 0 x 0 contra o Galícia, na Fonte Nova, em Salvador.

Naquele ano, não ganhou nenhum título.

Depois de 35 anos, o São Paulo inaugurou a temporada com derrota para o São Bento por 2 x 0 e empate por 0 x 0 com o Novorizontino.

O São Paulo ainda não jogou bem. Manteve o sistema 4-1-4-1, com variação para 4-2-3-1, com Brenner no ataque, mas como poucas chances concretas de gol.

Claro que não está bom. Não é só a falta de jogador, reclamação das uniformizadas na entrada do Morumbi.

A história vem de longe, mas irá longe se seguir o ritual de reclamações na porta dos estádios, reuniões com uniformizados no Centro de Treinamento, paz quando chegam as vitórias parciais.

Não é problema não vencer os dois primeiros jogos. O problema é não fazer o diagnóstico correto. No São Paulo, de hoje, a crise política atrapalha, a falta de tempo para treinar atrapalha a que o time fique forte mais cedo. É preciso cobrar. Mas é cedo demais. Houve doze dias de treino apenas.

Em 1983, foram dez.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.