Topo

Coluna do PVC

A estratégia do Palmeiras para travar o mercado

PVC

26/01/2018 15h58

A exigência do Palmeiras de ter prioridade e poder igualar qualquer oferta do mercado por Zé Rafael é estratégia usada por Alexandre Mattos para bloquear o mercado. O Palmeiras não pensa em ter o meia do Bahia, de 24 anos, agora. Não tem nem sequer certeza se o meia revelado pelo Coritiba fará sua segunda temporada em alto nível em Salvador. Mas Zé Rafael foi consultado por Cruzeiro, Santos, Corinthians e São Paulo, desde o final do ano passado. O ex-presidente Marcelo Santana confirmava as sondagens e, ao mesmo tempo, o interesse do Bahia em manter o jogador depois das perdas de Juninho Capixaba, Renê Júnior e Jean.

Nos anos 2000, Vanderlei Luxemburgo usava a tática de se fortalecer enfraquecendo os rivais. Foi assim quando contratou o centroavante Márcio Nobre, do Paraná Clube. O Santos desejava o atacante, que foi parar na Toca da Raposa. Luxemburgo enfraqueceu o Santos, vice-campeão brasileiro de 2003, e foi campeão com 4 gols do centroavante.

Se algum clube candidato ao título brasileiro tentar tirar Zé Rafael antes dos dois próximos Campeonatos Brasileiros, o Palmeiras terá de ser consultado pelo Bahia. Pode dizer que não quer e autorizar a compra por outro clube. Mas dependerá de sua vontade.

A estratégia é ótima para o Palmeiras. Não é boa para o equilíbrio do Campeonato Brasileiro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.