Topo

Coluna do PVC

Atlético contesta advogado do Cruzeiro na Câmara de resolução da CBF

PVC

21/02/2018 14h36

A CBF criou há dois anos a Câmara Nacional de Resolução de Disputas, como fórmula de evitar que contratos discutidos por clubes fossem parar na Justiça Comum. A ideia era a de aumentar o diálogo, com gente do futebol, que compreendesse questões exclusivas do futebol. Tem dado certo, a ponto de o Atlético ter indicado a Câmara Nacional como fórum de discussão na rescisão do contrato de Fred, dois meses atrás.

Acontece que o Atlético agora incomoda-se com o que considera um risco de contaminação política da Câmara. O Cruzeiro terá como advogado na questão de Fred o especialista Marcos Motta, que também defende Neymar, participa da defesa de Guerrero no caso de doping e representa a CBF em casos no exterior.

Na opinião de dirigentes do Atlético, a presença de Marcos Motta impõe o risco de contaminação política da Câmara de Resolução de Disputas. Marcos Motta relaciona-se com a CBF em diversas esferas. É improvável que a presença do advogado seja revista pelo Cruzeiro, mesmo com protesto atleticano, mas o grito pode significar que o Atlético leve o caso de Fred para a Justiça Comum, se não ficar satisfeito com o desenrolar do processo.

Fred rescindiu contrato dom o Atlético em dezembro e dois dias depois assinou contrato de três anos com o Cruzeiro, mesmo tendo assinado um documento de rescisão que o impedia de jogar no maior rival atleticano, exceto com pagamento de multa de R$ 10 milhões. Em dezembro, antes de entrar no caso para defender o Cruzeiro, Marcos Motta afirmou ver nulidade na cláusula de R$ 10 milhões.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.