Blog do PVC

O primeiro título de Guardiola no Manchester City

PVC

Junte a entrevista do técnico da seleção brasileira, Tite, ao que se viu na final da Copa da Liga Inglesa, vitória do Manchester City por 3 x 0 sobre o Arsenal. Guardiola ganhou seu primeiro título desde que chegou a Manchester e mostrou como é possível superar o sistema tático da linha de cinco. O City jogou num 4-2-3-1, com Fernandinho e Gundogan como volantes, De Bruyne, David Silva e Sané em linha atrás de Aguero. Contra o Arsenal com linha de cinco defensores, outra de quatro meio-campistas.

Tite admite na entrevista a O Globo, que se preocupa com a necessidade de enfrentar este sistema, 3-4-3, que se transformar em 5-4-1 defensivamente, até porque sofreu contra a Inglaterra em novembro, única vez em que enfrentou um rival que joga assim. Tite também vê no City o antídoto. Porque Guardiola, com quem Tite já conversou, enfrentou muitas vezes o 3-4-3/5-4-1 e se dá bem contra essa sanfona tática.

Sanfona porque os times como Chelsea e Arsenal que jogam assim precisam de transição defensiva e ofensiva o tempo todo. Perdeu a bola, linha de cinco na defesa. Recuperou a bola, saída rápida com três zagueiros e três atacantes.

O City mostrou de novo que sabe jogar assimn. Teve controle do jogo e da bola e entrou na defesa adversária com inversão do lado da jogada, a incrível capacidade de Fernandinho e De Bruyne têm de trocar o lado da jogada e surpreender em um único passe.

Fernandinho saiu machucado aos 17 do segundo tempo, substituído por Bernardo Silva — a ilustração abaixo é já com o time do segundo tempo, depois da alteração.

Estava bem no jogo. Mas o melhor foi Kompany, autor do segundo gol, num passe de tiro de meta do goleiro chileno Bravo. A final da Copa da Inglaterra também marcou o retorno de Gabriel Jesus, que substituiu a Sané aos 32 do segundo tempo.