Topo

Coluna do PVC

As quartas-de-final do Paulista

PVC

11/03/2018 19h58

Dos quatro times do interior classificados, o melhor é o Botafogo. Apesar da derrota para o Corinthians no domingo à tarde, o time de Léo Condé tem jogadores experientes, como o meia Dodô, ex-Atlético, o lateral Lucas Taylor, ex-Palmeiras, o lateral-esquerdo Mascarenhas, ex-Fluminense. Fez boas partidas e vai ser rival difícil contra o Santos.

Mas o que somou mais pontos entre os times do interior foi o Novorizontino. Doriva, campeão paulista pelo Novorizontino e que naquela campanha eliminou o Palmeiras nas semifinais, pelo Ituano, tentará repetir a façanha e confia num time que joga muitas vezes num 4-1-4-1, com Alisson Safira como perigo na parte ofensiva.

São Paulo x São Caetano é um confronto com atração à parte, o técnico Pintado, do São Caetano. Questionado no início da semana se enfrentar o São Paulo nas quartas-de-final seria motivação para ele, depois de ser demitido na chegada de Dorival Júnior, Pintado respondeu que sim. "Que tem uma motivação especial, tem sim." O São Caetano tinha uma vitória e quatro derrotas antes de trocar Luís Carlos Martins por Pintado. Com o treinador novo, três vitórias, três empates e uma derrota.

O Corinthians se encontrará com o Bragantino. Com Léo Jaime como atacante, o técnico Marcelo Veiga ainda não encontrou a fórmula do amor. O Corinthians é favorito no confronto.

Mas a lembrança é sempre de que, neste século, contando o ano 2000, só quatro vezes os quatro grandes ocuparam as quatro primeiras posições: 2000, 2009, 2011 e 2015. Sempre tem um time pequeno como surpresa.

Veremos se haverá também em 2018.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.