Topo

Coluna do PVC

Tite tem explicações para suas surpresas, mas poderia haver outros nomes

PVC

12/03/2018 13h09

Tite convocou 25 jogadores e três deles nunca haviam aparecido em suas listas: o goleiro Neto, do Valencia, o meia Anderson Talisca, do Benfica, e o atacante William José. Para cada uma das novidades, há explicações. O que não esconde a surpresa por nomes que estavam fora das maiores cogitações.

Se a lista fosse de Dunga, hoje haveria críticas severas aos nomes pouco observados pela imprensa e torcida do Brasil. Tite tem a seu favor a certeza que todo mundo tem de que ele está observando.

Talisca é o melhor meia do Besiktas, terceiro colocado do Campeonato Turco e classificado para as oitavas-de-final da Champions League. Tem 10 gols e 3 passes para gols na Super Liga turca, quatro gols na Champions League, contra Porto e Leipzig.

William José foi campeão mundial sub-20 pela seleção, em 2011. Nunca jogou bem em clubes brasileiros, mas vai bem na Real Sociedad.

Mas e Jonas, do Benfica? Artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2010, fez 12 partidas pela seleção brasileira e marcou 3 gols.

Tem experiência para a Copa do Mundo, mais do que William José. A favor do atacante da Real Sociedad, o porte físico.

Levando em conta que Firmino joga cada dia mais fora da área no Liverpool, como ponta de lança para permitir as entradas em diagonal de Salah e Mané.

Mas as presenças de Talisca e William José não agradam.

A verdade é que a seleção tem onze titulares confiáveis e poucos reservas que transformam jogos. Caso de Douglas Costa. Este merece estar na seleção brasileira.

Taison é preferência de Tite. Mas é inegável que faz uma excelente temporada e participação decisiva na Champions League.

A questão mesmo é que se fosse Dunga a convocar Talisca e William José, hoje seria dia de críticas severas à convocação. Em Tite, se confia muito mais. Mas Talisca e William José vão ter de provar.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.