Topo

Coluna do PVC

Código de Justiça permite punição a Rildo enquanto João Paulo não voltar

PVC

19/03/2018 16h57

É muito difícil entrar na cabeça e no coração de um jogador de futebol para determinar se uma entrada violenta foi motivada por maldade. O atacante Rildo, do Vasco, causou fratura na tíbia e fíbula de João Paulo, do Botafogo. Desculpou-se por meio de nota de sua assessoria. Mas o lance motivou uma pergunta recorrente há mais de trinta anos: o agressor deve ser punido e afastado dos campos pelo mesmo tempo que o agredido não puder atuar?

Discute-se isso desde que Zico foi agredido por Márcio Nunes, em 1985.

Hoje, existe um artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva que permite a punição por praticamente o mesmo tempo da recuperação. Está escrito no artigo 254, Parágrafo 3. "Na hipótese de o atingido permanecer impossibilitado de praticar a modalidade em conseqüência de jogada violenta grave, o infrator poderá continuar suspenso até que o atingido esteja apto a retornar aos treinamentos, respeitado o prazo máximo de cento e oitenta dias."

No caso de Rildo, dependeria de um procurador do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação do Estado do Rio de Janeiro fizesse a denúncia nestes termos.

Aqui não se está querendo dizer que Rildo deve ser punido desta maneira. Apenas cabe a informação de que, pelo código, a punição é possível.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.